11 abril 2011

2011 ANO INTERNACIONAL DAS FLORESTAS



A ONU declarou 2011 como Ano Internacional das Florestas, com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a atual matança de nossas florestas e como isso pode interferir negativamente em nossas vidas.

O logotipo do Ano Internacional das Florestas – 2011 é dedicado ao tema “Florestas para o povo”, a fim de exaltar que o compromisso de conservação e proteção das florestas do mundo cabe as pessoas.

Cuidar do meio ambiente é um compromisso daqueles que trabalham pela paz do mundo (paz ambiental), devemos incentivar a exploração sustentável da natureza, ao invés de explorá-la indiscriminadamente e propor projetos de educação ambiental são ações que precisam ser cada vez mais desenvolvidas e são, dessa forma, os elementos que compõem o logotipo da iniciativa.

As florestas são fundamentais à existência da humanidade, pois sua diversidade de vegetais oferecem diversos nutrientes que são enriquecedores para nossa alimentação, produção de medicamentos além de que estabilizarem o clima do planeta.

Importante para nós arte-educadores e educadores em geral para divulgar e incentivar: A Secretaria do Fórum das Nações Unidas sobre Florestas” prevê a organização de eventos on-line para homenagear aqueles que expressem através das artes plásticas, fotografias, filmes e curtas-metragens a idéia de que as florestas são para o povo. A Secretaria colabora atualmente com museus, cineastas especializados em meio-ambiente, representantes dos meios de difusão e organizações que se preocupam com as florestas, para organizar um grandioso concurso mundial, do qual participem obras, filmes e fotografias que ilustrem o tema do Ano Internacional das Florestas – 2011: “Florestas para o povo “.

Acesse o site da ONU e saiba mais informações, clicando no link abaixo:


08 abril 2011

O CASO DA ESCOLA DE REALENGO-RIO E A CULTURA DA PAZ


Que o Cristo Redentor em sua bondade infinita, acolha nos braços da paz e do amor  estas crianças e adolescentes que se foram e tenha misericórdia das que ficaram! 


Caso com estes, onde crianças  e adolescentes foram vítimas da violência na escola em Realengo-Rio sempre causam comoção geral, só que é preciso ter lucidez e discernimento para abordarmos esta triste situação!

No momento somente podemos fazer especulações, não sabemos o que se passou na cabeça do assassino, porém, pela simbologia das suas escolhas, algumas perguntas podem ser feitas: Por que ele escolheu uma escola para cometer o crime? Por que a maioria das vítimas eram do sexo feminino? Por que ele utilizou frases religiosas confusas e desconexas? Onde estava a família deste rapaz?   Nos cabe uma reflexão neste momento... talvez porque na escola ele tivesse sofrido alguma agressão ou abuso; talvez ele tivesse dificuldades nas relações com as mulheres e obviamente elas com ele; talvez a rigidez e a distorção da palavra de determinadas religiões o tivesse empurrado para a culpa e não para a libertação; talvez a sua família fosse ausente...

São muitas as respostas, mas de uma coisa nós podemos tirar como lição desta situação: Não podemos mais educar as nossas crianças e jovens como estamos educandos, precisamos ser mais responsáveis e presentes. Não não podemos educá-los somente para o mundo da ilusão, da fantasia, das falsas compesações, pela agressão e abuso de poder, pela ausência ou virtualidade, etc.

Todos nós somos responsáveis (é preciso sair do papel de vítima) por esta sociedade em que vivemos, que o tempo todo nos vilipendia, maltrata e violenta, basta abrirmos um pouco mais os olhos para perceber e constatar tal situação. Em nossas casas com nossos familiares, nas ruas, nas repartições públicas ou privadas,  nos círculos de amizades, nos relacionamentos, nos templos religiosos, nas ações políticas (políticos são sempre os piores exemplos, salvo alguns poucos) e nas escolas, o que falar da violência no seu espaço interno e em seu entorno?

Esta, sendo considerada o templo do saber e do aprender, deveria ser o lugar de proteção e cuidado, mas sabemos que nem sempre o é, eu mesmo, outros colegas de luta, educandos e funcionários de uma determinada escola daqui de Salvador  fomos vítimas de uma situação semelhante, que não cabe relato no momento, mais que deixaram marcas indeléveis até hoje, em todos nós que vivenciamos momentos de bastante, brutalidade, terror e pânico.

Não quero ser oportunista ou panfletário neste momento, estou muito comovido também, porém é preciso aproveitar a ocasião para refletir que, nas nossas escolas de quase todo o nosso Brasil, crianças morrem todos os dias, vítimas de uma violência tão grave e alarmante quanto esta que constatamos.

Nossas crianças e muitos dos nossos jovens morrem de inanição intelectual e moral todos os dias nos centros escolares,  comprometidos em sua aprendizagem, por  falta  ou por deficiência de conhecimentos que necessitam para evoluir como cidadãos e seres humanos. Esta situação sempre ocorre justamente por conta de uma educação deficitária e sem qualidade, imposta por um sistema perverso e maquiavélico  que oprime e corrompe muitos educadores e funcionários (muitas vezes competentes), mas que descuidam do seu trabalho porque lhes faltam  estímulo, esperança e dignidade como profissionais importantes que são para a nossa  sociedade. 

E por consequência,  mediante situação de descaso,  acabam  produzindo uma  grande massa  de educandos semi-alfabetizados ou analfabetos funcionais, ignorantes e alienandos  de si mesmo e da realidade social  em que vivem. São poucos os que conseguem escapar desta deplorável situação, pois a sua grande maioria por falta de perspectiva de um futuro promissor, tornam-se quase que incapazes de se firmar na vida e como mecanismo de compensação e de sobrevivência acabam suas vidas, indo  por caminhos que consideram mais fácil,  como o da drogatição, da prostituição, das ruas, etc.

Eu sei que é o velho texto batido, que se repete como num disco riscado, mas nunca é demais repetir, para ver se aprendemos pelo menos por osmose. Sabemos que eles, os políticos que estão no poder desorientando intencionalmente a nossa educação, nos querem assim, é interessante para eles que sejamos pobres de conhecimentos material, pessoal, espiritual, cultural, social, político, econômico... porque é mais fácil para nos controlar e manipular. Estão, (e estamos) nos desumanizando e deseducando, daí eu pergunto para todos nós: Por que permitimos isso?

Tá tudo fora da ordem, o desconforto toma conta do mundo e estamos sempre e somente preocupados com o que menos importa na vida! É preciso indignar-se e manifestar-se para mudar, a transformação deve ser o nosso objetivo agora, e daí surge uma outra pergunta: Será que podemos trocar esta cultura de violência, que nos é imposta diariamente, por uma cultura da paz, que possibilita a humanização tão necessária ao homem neste momento?

Penso que esta é a perguta que não quer e que  nunca deve se calar...Necessita muito diálogo e discussões, mas acredito que diante de tantos desvarios, o momento agora é de busca pela cultura da paz e de tomada de ação, urgente! Precisamos agir da maneira que podemos ou sabemos, a paz  dá trabalho e exige mudanças; precisa de coragem e vontade de todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, por isso muitos de nós resistimos a este tema, mas penso devemos dar uma chance para a paz e os seus valores em nossas vidas!

É preciso pensar, sentir, falar e agir pela paz, colocá-la em nossas ações cotidianamente, na pauta do dia-a-dia, desde ao acordar até o dormir. É preciso educar-se para a paz, e a aprendizagem é o grande caminho!

Paz é harmonia; é unidade na diversidade; é ser não-violento; é ser responsável pela vida; é amar e ser amado; é cuidar e ser cuidado; é respeito mútuo...Luta e aprendizagem constante, nunca inércia ou sombra e água fresca; é uma luta paulatina contra nós mesmos e contra esta sociedade que insiste em nos destruir e nos colocar em perigo a todo momento.

Um amigo disse-me uma vez que sou ingênuo e que as coisas são mais graves do que imagino... Não sou ingênuo e nem utópico, sei que o processo de violência é histórico e tem interesses excusos e quase obscuros para manter as coisas como estão. Mas, eu acredito na causa,  a paz também tem a sua história e por experiência própria com a temática no meu dia-a-dia  como arte-educador para a construção da cultura da paz, sei que a paz é importante e produtiva no processo educativo e sei também que necessito e necessitamos aprender e vivenciar ainda mais sobre a cultura da paz para que ela seja construída definitivamente em nossas vidas.

Uma das belas aprendizagens que tive com um aluno de 7 anos que se chamava Cícero, num momento de desafio na escola com o trabalho da paz, ele me ensinou  que é preciso realizar algo pela paz  com perseverança e nunca desistir, dar sempre  tempo ao tempo, porque quando plantamos uma sementizinha da harmonia, no momento certo ela germinará,  brotará, crescerá e dará lindas flores e bons frutos da paz, mesmo nos momentos de dificuldades e desarmonia. 

Todos nós educadores, se queremos mudanças, devemos nos comprometer e começar por nós mesmos, porque ainda somos um grande espelho para nossos educandos, temos que buscar a paz (constantemente) e ensinar para eles que ela está dentro e não fora, ela está mais próxima de nós do que imaginamos (está na nossa alma). E se está na nossa alma devemos seguí-la como um farol que nos orienta nos momentos de escuridão das nossas vidas!

Voltando ao assunto da escola violentada, o que podemos fazer pela paz, para ajudar estas famílias que sofrem,  estes profissionais da educação desta escola que estava aniversariando, por estas crianças que se foram e as que ficaram num momento e pelo infeliz que realizou este crime barbáro?

O momento é delicado, porque o trauma é grande para todos, mas de onde estivermos podemos fazer a nossa parte: Orar, meditar, rezar, vibrar por todos em luz para nós que estamos longe e para àqueles que estão próximos, acolher, oferecer a palavra e o ombro amigo e caridoso.

Mentalizemos luz de amor, paz e sabedoria e muitas vibrações positivas, principalmente para as crianças e adolescentes desecarnados, para as que se encontram no hospital, em recuperação ou estado grave e também pelo algoz.  Sei que dirão que estou louco, mas ele  também é um digno de compaixão, é apenas um doente (esquizofrênico, psicopata ou sociopata) mais uma vítima e de si mesmo (das suas sombras) e consequentemente das atrocidades e barbaridades da nossa sociedade corrupta, alienada, ignorante, hipócrita, preconceituosa e desvairada.

Vibremos pela escola Escola Municipal Tasso da Silveira em Realengo, na Zona Oeste do Rio e por todas as escolas do Brasil e do mundo. Que ela volte ao seu trabalho depois dos dias de luto, refletindo, dialogando e discutido o caso com as suas crianças.

Faz-se necessário expor o problema, não é possível esconder, porque já está exposto em todos os meios de comunicação de todos o país e o seu efeito seria ao contrário, provocando nas crianças situações de insegurança e medo. Devemos explicar, propor diálogos e problematizar a questão da violência entre os educandos e educadores na sociedade em que vivemos.

É preciso utilizar a arte e as suas linguagens para propor uma discussão, prestar homenagens, criar desenhos, elaborar textos, escrever cartas... Elaborar o luto de forma criativa poderá ajudar nos caminhos da superação da dor e do sofrimento. Todas as  escolas e as famílias cariocas e brasileiras devem buscar o seu melhor caminho para lidar com o assunto e escutar as crianças no momento em que elas possam falar sobre o assunto, de acordo as suas fases de compreensão e precepção da realidade. 

Ao invés de ficarmos presos à  revolta e a indignação, usemos o momento para trabalhar os conceitos, os procedimentos e as atitudes sobre a Cultura da Paz e Não-Violência Ativa, tratando de temas como: a segurança, a justiça, a solidariedade, o perdão, o amor e o cuidado como consigo e com o próximo, a responsabilidade, o resgate da cidadania,  a ética, etc.


Muita paz para todos e que a paz se faça presente na vida de todos nós, porque somos Potências de Paz!!!!

07 abril 2011

OS ESTATUTOS DO HOMEM SEGUNDO THIAGO DE MELLO

Os Estatutos do Homem (Ato Institucional Permanente)
A Carlos Heitor Cony

Artigo I

Fica decretado que agora vale a verdade.
agora vale a vida,
e de mãos dadas,
marcharemos todos pela vida verdadeira.


Artigo II

Fica decretado que todos os dias da semana,
inclusive as terças-feiras mais cinzentas,
têm direito a converter-se em manhãs de domingo.


Artigo III

Fica decretado que, a partir deste instante,
haverá girassóis em todas as janelas,
que os girassóis terão direito
a abrir-se dentro da sombra;
e que as janelas devem permanecer, o dia inteiro,
abertas para o verde onde cresce a esperança.


Artigo IV

Fica decretado que o homem
não precisará nunca mais
duvidar do homem.

Que o homem confiará no homem
como a palmeira confia no vento,
como o vento confia no ar,
como o ar confia no campo azul do céu.

Parágrafo único:

O homem, confiará no homem
como um menino confia em outro menino.


Artigo V

Fica decretado que os homens
estão livres do jugo da mentira.
Nunca mais será preciso usar
a couraça do silêncio
nem a armadura de palavras.

O homem se sentará à mesa
com seu olhar limpo
porque a verdade passará a ser servida
antes da sobremesa.


Artigo VI

Fica estabelecida, durante dez séculos,
a prática sonhada pelo profeta Isaías,
e o lobo e o cordeiro pastarão juntos
e a comida de ambos terá o mesmo gosto de aurora.


Artigo VII

Por decreto irrevogável fica estabelecido
o reinado permanente da justiça e da claridade,
e a alegria será uma bandeira generosa
para sempre desfraldada na alma do povo.


Artigo VIII

Fica decretado que a maior dor
sempre foi e será sempre
não poder dar-se amor a quem se ama
e saber que é a água
que dá à planta o milagre da flor.


Artigo IX

Fica permitido que o pão de cada dia
tenha no homem o sinal de seu suor.
Mas que sobretudo tenha
sempre o quente sabor da ternura.


Artigo X

Fica permitido a qualquer pessoa,
qualquer hora da vida,
uso do traje branco.


Artigo XI

Fica decretado, por definição,
que o homem é um animal que ama
e que por isso é belo,
muito mais belo que a estrela da manhã.


Artigo XII

Decreta-se que nada será obrigado
nem proibido,
tudo será permitido,
inclusive brincar com os rinocerontes
e caminhar pelas tardes
com uma imensa begônia na lapela.


Parágrafo único:

Só uma coisa fica proibida:
amar sem amor.


Artigo XIII

Fica decretado que o dinheiro
não poderá nunca mais comprar
o sol das manhãs vindouras.

Expulso do grande baú do medo,
o dinheiro se transformará em uma espada fraternal
para defender o direito de cantar
e a festa do dia que chegou.


Artigo Final.

Fica proibido o uso da palavra liberdade,
a qual será suprimida dos dicionários
e do pântano enganoso das bocas.

A partir deste instante
a liberdade será algo vivo e transparente
como um fogo ou um rio,
e a sua morada será sempre
o coração do homem.


Santiago do Chile, abril de 1964


Amadeu Thiago de Mello

Amadeu Thiago de Mello: é o nome literário de Amadeu Thiago de Mello, nascido a 30 de março de 1926, na pequenina cidade de Barreirinha, fincada à margem direita do Paraná do Ramos, braço mais comprido do Rio Amazonas, no meio do pedaço mais verde do planeta: a Amazônia.



04 abril 2011

MESTRE DA PAZ 6



"Ou aprendemos a viver como irmãos, ou vamos viver juntos como idiotas." (Martin Luther King)

Martin Luther King  Jr. nasceu em Atlanta, 15 de janeiro de 1929 e faleceu em Memphis, no dia 4 de abril de 1968. Foi um pastor protestante e ativista político norte-americano, tornando-se um grande exemplo de líder, um modelo para orientar muitos políticos de todo o mundo, inclusive dos líderes brasileiros. Poucos líderes conseguiram direcionar seu caráter, sua integridade, seus valores com tanta objetividade em prol da democracia no seu país.

Tornou-se um dos mais importantes líderes do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos e no mundo, com uma campanha de não violência, liberdade, paz e de amor ao próximo. Suas ideologias estavam fundamentadas no ideal cristão e na desobediência civil não-violenta preconizada pelo líder indiano Mahatma Gandhi.

Ele foi a pessoa mais jovem a receber o Prémio Nobel da Paz em 1964, pouco antes de seu assassinato, em reconhecimento a sua nação e à sua liderança na resistência não-violenta e pelo fim do preconceito racial nos Estados Unidos.

 Seu discurso mais famoso e lembrado foi "I Have a Dream", que traduzido para o português que dizer  "Eu Tenho Um Sonho".

Para saber mais sobre a vida deste incansável trabalhador para o desenvolvimento da cultura da paz, acesse o link, abaixo:


Você pode verificar (texto e vídeo) do famoso discurso de Martin Luther King, clicando no link abaixo:


31 março 2011

PROJETO JUSTIÇA NA ESCOLA ORIENTA SOBRE BULLYING

Fonte: TJBA

Você sabe o que é BULLYLNG?

O Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA) lançou no dia 28 de março, uma cartilha que auxilia na identificação e no combate ao Bullying. O "Projeto Justiça na Escola" orienta pais e educadores em relação a este tema tão recorrente, atualmente nas escolas brasileiras e em várias partes do mundo.

BULLYING: é uma palavra de origem inglesa que ainda não tem tradução para o português, e  é utilizada para qualificar comportamentos agressivos e violentos (físico ou moral), que ocorrem de forma intencional e repetitiva, podendo ser praticado por meninos ou meninas exclusivamente no ambiente escolar (há casos em que há continuidade fora dela).

Segundo a  reportagem do jornal A Tarde, deste mesmo dia, a cartilha é uma ação do Conselho Nacional de Justiça, (CNJ), e traz orientações para pais e professores sobre as maneiras de evitar e combater o problema que assombra milhares de jovens e adolescentes, na maioria das vezes, dentro das escolas.De acordo com o Tribunal de Justiça da Bahia, os pais de jovens e adolescentes que são vítimas do bullying podem procurar a justiça para tratar do caso.

Estes casos de Bullying, envolve não somente a escola, como todos os familiares dos envolvidos (agressor e agredido). Segundo o TJBA, a família da vítima deverá procurar qualquer unidade da justiça e denunciar a prática do bullying. Após o julgamento, a família do agressor pode receber um alerta pedagógico ou até mesmo ser condenado a pagar multa em dinheiro e o tratamento psicológico da vítima.

No mês de outubro, a cartilha sobre o Bullying também deverá ser distribuída nas escolas da rede pública estadual, através dos juizes do Tribunal de Justiça que devem realizar palestras sobre o tema nos municípios baianos. As escolas interessadas no tema podem solicitar as palestras a partir de setembro.

O documento está disponível no site do TJBA por 30 dias.  Acessar o link abaixo, garanta já a sua cartilha e salvando no seu computador:

29 março 2011

CAMPANHA SALVE SALVADOR! MANIFESTO PARA UMA CIDADE MAIS HUMANA E PACÍFICA!



Participe do manifesto "SALVE SALVADOR"  e dê a sua contribuição de amor e paz para a cidade!

Sabemos que nossa cidade está aniversariando hoje, completando 462 anos de muita história, pluralidade e diversidade, sendo a 3ª cidade mais importante do Brasil em meio a uma crise que não tem mais tamanho, segundo especialistas e as reportagens de vários meios de comunicação, esta crise  tem “componentes explosivos”, onde podemos observar o agravamento drástico de sua situação financeira que vem de muito tempo, juntamente com uma terrível indigência administrativa e uma completa ausência de propósitos e objetivos firmes para o seu crescimento, tornando a cidade cidade desprotegida politicamente.

Não só desprotegida politicamente, como desprotegida em todas as áreas, como  a social, a educacional, a cultural, a ambiental, a da saúde, a segurança, a do transporte, etc. A crise é séria e provoca grandes prejuízos e transtornos para toda a população. Apesar dos pesares, temos que comemorar sim,  com muita festa e alegria, característica tão divulgada do nosso povo, mas precisamos acordar para a realidade, não dá para vivermos somente de pão e circo.

A sobre(vivência) nos chama, e para oferecer e  garantir uma qualidade de vida que tanto  necessitamos, (e  convenhamos, que infelizmente nossa cidade quase que não tem), é preciso que todos nós acordemos e lutemos pelos nossos direitos e deveres de cidadão. 

Precisamos cobrar dos nossos governantes de forma pacífica e não-violenta uma administração de qualidade para a nossa cidade, com  ações públicas   que atendam verdadeiramente nossas necessidades básicas; que eles compreendam claramente que nós somos os seus patrões de fato e que eles estão no poder para administrá-la de acordo aos interesses da sua população e não para interesses próprios e a de determinados grupos perversos que somente querem usurpá-la e explorá-la  finaceiramente e convenientemente. 

A cidade está largada às traças,  um caos total, sujeira e descaso por todos os lados, então, em nome do São Salvador, convoco todos os soteropolitanos que amam esta cidade, que busquem  agir cada um da maneira que pode, em suas áreas de atuação, em seus bairros, escolas, praças, associações de bairros, grupos artísticos e culturais, sindicatos, etc. 

Não é  possivel que fiquemos mais de braços cruzados, perdidos em distrações, olhando a maldade e a opressão fazendo o que querem e bem entende e todos nós comportando-nos como alienados frente a tanta pasmacera, sem tomar nenhuma atitude. Sabemos que a luta cotidiana nos toma muito tempo, mas não justifica a nossa inércia, pois muitas vezes somente estamos  preocupados e reservamos tempo para as ilusões, as distrações  e o que menos importa de fato para a nossa sobrevivência, enquanto o desconforto toma conta das nossas vidas e da nossa cidade.

Creio que nós merecemos muito, uma cidade mais humana, limpa, segura, acessível a todos, ética, pacífica, digna da sua  história  e da sua tradição. Caso não façamos nada para a sua melhoria, as coisas continuarão como estão e daqui para frente tende a piorar... Escuto muitas vezes, as pessoas dizendo assim: "É isso mesmo, não muda não, infelizmente sempre foi assim".

Muda sim, este é um discurso de acomodação e inércia, paz é luta e proatividade, sendo que a palavra de ordem deste terceiro milênio é a TRANSFORMA-AÇÃO, não podemos mais nos omitir, estas coisas acontecem muitas vezes por conta da nossa omissão e ignorância em relação aos nossos direitos e deveres, do nosso exercício de sermos cidadão.

Porém, para que este respeito e a cidadania seja posta em prática, nós  é que precisamos nos respeitar como cidadãos que somos. Penso que para transformar realidade e estes tempos difíceis, como este que estamos vivendo, necessitamos (re)conhecer  a nossa cidadania; nossos direitos e deveres como seres humanos;  compreender a nossa identidade cultural e sócio-histórica; politizarmo-nos, percebendo qua nossas ações são sempre políticas; educarmo-nos para sair da ignorância, da omissão, da acomodação e  da alienação...Enfim, buscarmos a arte e a cultura da paz, para nos indignarmos e saímos a luta por uma SALVADOR mais humana, melhor e pacífica.  

Trabalho com educação e todos nós sabemos que, historicamente é interessante para os políticos e autoridades manter o povo nesta deplorável situação de ignorância  e sem tomada de atitudes mediante aos descasos administrativos, não é à toa que a área de educação vem sofrendo este tempo todo com uma negligência gritante e perversa.

Estamos sendo violentados moralmente e socialmente, a violência que estamos vivenciando cotidianamente também é fruto de tudo isso que já foi relatado. Por conta disso e de muito mais...É que convoco todo os meus meus colegas de trabalho para  indignar-se ainda mais e iniciar este manifesto pacífico e não-violento  junto às comunidades, alunos, pais e todas as escolas.

É um dever moral que temos com a nossa consciência e a nossa sociedade; somos uma massa crítica; somos formadores de opinião; somos muitos e não somos fracos, é preciso sair deste círculo vicioso de reclamação e partir para a ação transformadora.

Salve, Salvador! Parabéns minha querida e maltratada cidade pelos seus 462 anos!!!


Para conhecer melhor a nossa história, acesse o link abaixo, mas, procure outras fontes de conhecimentos, principalmente as não-oficiais:



http://pt.wikipedia.org/wiki/Salvador_(Bahia)


Obs.: Que este manifesto pacífico e não-violento se estenda para outras cidades do país que vivem uma realidade semelhante!

26 março 2011

HORA DO PLANETA!



Segundo a  rede WWF, a campanha "A Hora do Planeta" é um ato simbólico, promovido no mundo todo, no qual governos, empresas e a população demonstram a sua preocupação com o aquecimento global, apagando as suas luzes durante sessenta minutos.

O ato acontecerá hoje, sábado, dia 26 de março, das 20h30 às 21h30. Apague as luzes para ver um mundo melhor. Hora do Planeta 2011!

Aproveite este momento de forma proativa, oferecendo um jantar romântico à luz de velas para o seu amor; um jantar criativo e divertido às escuras com seus amigos e ou familiares; medite, vibre, reze e ou ore pela paz da Terra.

Depois você pode publicar nos comentários o que fizeram durante esta uma hora...Rsrsrs! Aguardo!




PARTICIPE DESTA CAMPANHA DA WWF, APAGANDO AS LUZES DA SUA CASA E COLABORE COM O PLANETA!

VEJA MAIS INFORMAÇÕES NO SITE DA CAMPANHA, ACESSANDO O LINK, ABAIXO:

http://www.horadoplaneta.org.br/index.php?p=home


24 março 2011

FESTIVAL DE CINEMA PARA A CULTURA DA PAZ

Não perca a programação do Festival de cinema para a Cultura da Paz!

Começa hoje,  nesta quinta-feira, dia 24, e vai até o sábado, dia 27 de março, o Iª Festival de Cinema Transcendental, em Brasília, voltado para a cultura de paz e a religiosidade. A abertura do evento será com o longa As Mães de Chico Xavier (Glauber Filho e Halder Gomes), último da trilogia sobre o famoso médium. Estão ainda entre os destaques do festival: O Contestado – Restos Mortais, de Silvio Back; Ricky, do cineasta francês François Ozon (na foto); e A árvore, de Julie Bertuccelli.
O filme As Mães de Chico Xavier estreará em Salvador nesta sexta, dia 25, durante a avant-premiére do longa, mas, a estréia nacional está marcada para 1º de abril, em 400 salas de cinema.

22 março 2011

DIA MUNDIAL DA ÁGUA


Fonte: Maurício de Souza Produções

É PRECISO TER CONCIÊNCIA ... GRITO PELA ÁGUA!

Todo dia é dia da água, não podemos deixar de esquecer disso! Hoje, pelos menos por enquanto, aqui em Salvador e em muitas regiões do Brasil temos água natural em abundância. Mas, sabemos que em muitos lugares deste nosso país, muitas populações sofrem com o drama da seca e da falta d'água e sabemos também que em muitos lugares do mundo acontece o mesmo, inclusive com a sua total escassez. 

Desde 1992, que a ONU (Organizações das Nações Unidas) instituiram o dia 22 de março como sendo o "Dia Mundial da Água", não somente para comemorarmos este bem precioso, mas para que todos nós possamos refletir sobre a sua importância para a sobrevivência de toda a população mundial na Terra.

A água representa a vida e é um bem de todos, por isso mesmo devemos nos conscientizar do seu valor, do seu uso com sabedoria e do cuidado para o "não desperdício", porque quando ela falta durante um dia nas nossas vidas ficamos aflitos, imagine agora, caso ela falte durante 365 dias das nossas vidas?

É preciso orientar as crianças e os adultos também, nas escolas, nas casas, no trabalho...que a água é um recurso natural, mas que é esgotável se não a utilizarmos de maneira sábia e prudente. Educar para compreender  a importância da água, é educar para a paz, a paz ambiental.

A água é tão importante que um pesquisador japonês Masaru Emoto, descobriu que a água é uma boa condutora de energia informacional, ou seja, que ela capta a energia humana e do ambiente vibracional, dos pensamentos, das palavras, das idéias, das orações e até das músicas, afetando com isso a sua estrutura molecular.

Em sua pesquisa, o processo consistia em super-congelar a água, após  o contato com palavras positivas e ou negativas; com orações; com nomes de pessoas boas e ou más; quando ela vem de fonte limpa ou é poluída, em seguida ele a  fotografava com fotomicroscópio e daí poderiam ser observada a formação de cristais de rara beleza ou de aspecto deformado.

O resultado desta pesquisa, juntamente com as imagens dos cristais, você poderá observar no livro virtual " The Message from Water," de Masaru Emoto, acessando o link abaixo:

http://www.adhikara.com/water.html


Ou saiba mais informações sobre a pesquisa neste outro link, abaixo:

http://www.caminhosdeluz.org/A-173.htm


PARA MARCAR  A  GRANDE  DATA , UMA GRANDE CONCENTRAÇÃO NO CAMPO GRANDE HOJE, ÀS 15H. COMPAREÇA!



CAMPANHA PELO MINISTÉRIO DA PAZ


O Brasil e o mundo precisam da paz, mas a paz de toda uma geração de pessoas que lutam não só para sobre(viver), mas que lutam por uma vida mais humana, digna e justa em todos os níveis de realização. 

Esta é a paz que acreditamos, a paz dos que buscam  a elevação como ser humano e o desenvolvimento de atitudes pacíficas na sua razão de viver,  por isso é que convocamos toda a população brasileira para participar da criação deste tão necessário ministério.

Leia abaixo um trecho do texto que compõe a Campanha em prol da criação do Ministério da Paz.

"O Brasil tem o privilégio de ser visto como um país sem guerras internacionais há mais de 64 anos. No entanto, tem sofrido muito com a violência nas cidades e no campo. A infância e a juventude sofrem com muitos problemas de violência, sem se falar de acidentes de trânsito, drogas e suicídios. No total geral, morrem mais pessoas de forma violenta no Brasil do que em todas as guerras no mundo atual somadas.

O Brasil poderá ser um país a ter um Ministério voltado à construção de uma Cultura de Paz. Historicamente, os governos mantém Ministérios da Guerra ou da Defesa, mas sempre assumindo a guerra e a violência como meios de sobrevivência inevitáveis. Está em nossas mãos o poder de mudança deste paradigma.

Este Ministério (em inglês, Department) coordenará e integrará ações amplas, de maneira horizontal e convergente para o objetivo de se estabelecer e consolidar uma cultura de paz e não violência. Alinhará ações educativas, de justiça, assistência social, juventude e terceira idade, direitos humanos, cultura, medicina, saúde pública, enfim, todas as atividades pelo propósito de crescimento sustentável e o desenvolvimento da Paz."

Faça a sua parte, acesse o site da campanha e preencha o Abaixo-Assinado digital, clique no link a seguir:

http://www.malcolmforest.com/malcolmforest/peace.htm


Divulgue também com familiares, parentes e amigos!

18 março 2011

AJUDA AO POVO JAPONÊS

VAMOS FAZER O BEM SEM OLHAR A QUEM!

Veja onde fazer as doações para o povo japonês:



1- Bunkyo - Associação Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social

CNPJ: 61.511.127/0001-60
Banco Bradesco: agência 0131-7, conta corrente 112959-7
Banco Santander: agência 4551, conta corrente 13090004-4
Informações por e-mail (contato@bunkyo.org.br) e telefone 0xx11- 3208-1755

2- Kenren - Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil

CNPJ: 46.568.895/0001-66
Banco do Brasil - agência 1196-7, conta corrente 29921-9
Informações pelo e-mail (info@kenren.org.br) e telefone 0xx11-3277-8569, 0xx11-3277-6108 e 0xx11-3399-4416

3- Enkyo - Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo

CNPJ: 60.992.427/0001-45
Banco Bradesco agência 0131-7, conta corrente 131.000-3
Informações pelo e-mail (enkyodiretoria@enkyo.org.br) e telefone 0xx11-3274-6482, 0xx11-3274-6484, 0xx11-3274-6489 e 0xx11-3274-6507

Com as chuvas e as enchentes que vem assolando o Brasil, nosso país também precisa da nossa solidariedade, procurem os postos de coleta mais próximos da sua casa e também mais informações com Ong's que estão prestando este tipo de serviço. Assim que encontrar mais dados sobre o assunto posto aqui. Ajudem, please!

14 março 2011

DIA DA POESIA - 14 DE MARÇO

Hoje é dia da Poesia!

A poesia é uma manifestação artística que nos ajuda a ver a vida com arte e a arte nos ajuda a ver a vida com poesia. 

Virgínia Woolf pontua em sua bela frase que: "Você não encontra paz , evitando a vida.". Então, através da poesia podemos ensinar e aprender  sobre paz, aproximando nossos educandos mais da vida, mostrando o valor da poesia para compreender a realidade e o alívio que ela proporciona, como revela Mario Quintana:

"Não pretendo que a poesia seja
um antídoto para a tecnocracia atual.
Mas sim um alívio.
Como quem se livra de vez em quando
de um sapato apertado
e passeia descalço sobre a relva,
ficando assim mais próximo da natureza,
mas por dentro da vida.
Porque as máquinas um dia viram sucata.
A poesia, nunca."

A arte de viver a vida com paz, exige que nós nos conheçamos melhor, que sejamos pessoas melhores, como pronuncia Pablo Neruda:

"Se não puderes ser um pinheiro, no topo de uma colina,
Sê um arbusto no vale, mas sê o melhor arbusto à margem do regato.
Sê um ramo, se não puderes ser uma árvore.
Se não puderes ser um ramo, sê um pouco de relva e dá alegria a algum caminho.
Se não puderes ser uma estrada, sê apenas uma senda,
Se não puderes ser o Sol, sê uma estrela.
Não é pelo tamanho que terás êxito ou fracasso...Mas sê o melhor no que quer que sejas."

Para sermos pessoas pacíficas e pacificadoras, é preciso nascer, renascer e transformar-se a cada dia, pensando em dias melhores, ensina-nos Carlos Drummond de Andrade:

"Nascer
outra e outra vez
indefinidamente.
Como a planta sempre nascendo
da primeira semente;
pensar o dia bom
até criar a claridade
e nela descobrir
a primeira sílaba
da primeira canção."

E ou Cécília Meireles:

"Renova-te.
Renasce em ti mesmo.
Multiplica os teus olhos, para verem mais.
Multiplica-se os teus braços para semeares tudo.
Destrói os olhos que tiverem visto.
Cria outros, para as visões novas.
Destrói os braços que tiverem semeado,
Para se esquecerem de colher.
Sê sempre o mesmo.
Sempre outro. Mas sempre alto.
Sempre longe.
E dentro de tudo."

Paz é harmonia; é buscar a serenidade e a calma nos momentos adversos; é dar tempo ao tempo para compreender as coisas da vida, orienta-nos Manuel Bandeira:

"Não aprofundes o teu tédio.
Não te entregues à mágoa vã.
O próprio tempo é o bom remédio:
bebe a delícia da manhã."

Para que a paz deixe de ser uma utopia vã, precisa ser exercitada, praticada dia-a-dia desde as pequenas coisas até as que consideramos grandes, paz é ação e nunca reação, então agir é o que nos sugere Fernando Pessoa:

"Agir, eis a inteligência verdadeira.
Serei o que quiser. Mas tenho que querer o que for.
O êxito está em ter êxito, e não em ter condições de êxito.
Condições de palácio tem qualquer terra larga,
mas onde estará o palácio
se não o fizerem ali?"

A paz ajuda a transformar a vida e o amor ajuda a sutentá-la, então amemos! Mas amemo-nos baseados no amor verdadeiro, no amor-sabedoria (ágape), sem as ilusões, projeções e fantasias que trapaceiam a vida, ensina Herman Hesse:

"Aprendi que ser amado não é nada,
enquanto amar é tudo.
A felicidade é amor, só isto.
Feliz é quem sabe amar.
Feliz é quem pode amar muito.
Mas amar e desejar não é a mesma coisa.
O amor é o desejo que atingiu a sabedoria.
O amor não quer possuir.
O amor quer somente amar."

Enfim, podemos aprender e ensinar aos nossos educandos a arte de viver a vida com paz, plantando e semeando a harmonia através da arte e da poesia.  Como boa semeadora de poesias, Cora Coralina finaliza esta postagem convocando todos nós para sermos semeadores da paz:

"Saiu o Semeador a semear
Semeou o dia todo
e a noite o apanhou ainda
com as mãos cheias de sementes.
Ele semeava tranqüilo
sem pensar na colheita
porque muito tinha colhido
do que outros semearam.
Jovem, seja você esse semeador
Semeia com otimismo
Semeia com idealismo
as sementes vivas
da Paz e da Justiça."

Muita paz e muita poesia na vida e todos nós!

13 março 2011

SOLIDARIEDADE À MÃE TERRA E AO POVO JAPONÊS!


Paz em Japonês - Fonte: Andarapé

É preciso escutar, ver, sentir, perceber, pensar e agir em relação aos apelos de socorro da Mãe Terra! Enquanto ainda dá tempo, é preciso educar as nossas crianças para a paz ambiental, inclusive os nossos adultos que  de forma  irresponsável e negligente, dão péssimos exemplos de abuso com os recursos naturais e  maltratos com este ser vivo e sensível que tanto precisamos para (sobre) viver. 

Muitas vezes não escutamos a nós mesmos, imagine os outros que estão ao nosso redor e  principalmente a nossa querida Mãe Terra... Vivemos usurpando-a como se ela não fosse nunca reclamar. Nós reclamamos quando somos maltratados, a Terra sendo um organismo vivo com certeza reclamaria também, estes fenômenos não podem ser encarados como rebeldia da nossa mãe, mas como sinal para nós que somos os verdadeiros rebeldes.

Só a solidariedade pode ajudar o povo japonês neste momento, de onde estivermos, com ações práticas e urgentes. Para nós que estamos muito longe fisicamente, independente de crenças pessoais podemos orar, rezar,  meditar, vibrar, visualizar energias caridosas e amorosas de paz e de superação para que eles consigam se superar a tragédia e compreendam por que passam por esta situação desafiadora.

Precisamos nos colocar no lugar deles, nossos irmãos, pois do jeito que as coisas andam não estamos isentos de vivenciar situações de desequilíbrios naturais parecidos, as enchentes e secas constantes e outras mazelas que assolam o nosso país e a humanidade como um todo, são provocadas na maioria das vezes pela falta de escrúpulos e de respeito das ações humanas.

Que possamos refletir e operar transformações em nossas atitudes pessoais, sociais e ambientais sobre os cuidados, o carinho e o respeito que a Mãe Terra necessita!

 
Paz para todos!

09 março 2011

ARTE DA PAZ EM HOMENAGEM AS MULHERES!


Mulher Ao Espelho, 1932 - Pablo Picasso


Existem mil e uma leituras e interpretações para um obra-de-arte, está por exemplo mostra que o espelho, em elipse, parece revolucionar a imagem estática da mulher, promovendo mudanças na composição através das diversas formas circulares, mostrando outras possibilidades de percepção de si mesma.


E você, querida (o)  leitora (o), como você se percebe e se vê neste mundo de hoje, como mulher, ser humano? Poste um comentário sobre o assunto!

MULHERES, POTÊNCIAS DE PAZ, AMOR E LUZ!

Ontem foi dia de homenagear todas as Mulheres do mundo, tive um problema com as configurações do Blog, mas nunca é tarde para homenageá-las!

Vocês mulheres, são um grande exemplo de força, inteligência, generosidade, sensibilidade, cratividade  e capacidade de transformação, ... seres privilegiados que são portadoras de pré-requisitos necessários para o desenvolvimento do novo padrão de ser humano.

As mulheres, principalmente àquelas que são mães, são as principais responsáveis pelo desenvolvimento de crianças saudáveis, educadas, éticas  e pelo futuro de adultos dignos, promissores e capazes de construir as suas diretrizes de realização e de plenitude para a Cultura da Paz e Não-Violência Ativa.
Penso que mulher é um ser muito especial, cheio de força, potencialidade, amor, energia, só que muitas se perdem nas sombras vorazes das paixões humanas.

Nasci de uma mulher muito especial, forte, objetiva e decidida e de uma família com mulheres igualmente fortes, então é este o referencial que tenho como forma de perceber, compreender e conviver com as mulheres.

Acredito que todos os homens devem respeito e reverência a estes seres tão especiais que generosamente nos acolheram  e nos gestaram para à vida. Principalmente em respeito a nossa porção interior  feminina (Anima), segundo Carl Gustav Jung.  Para compreendermos melhor a Anima, podemos dizer que é o arquétipo do relacionamento interno do homem, que determina qual vai ser a qualidade do relacionamento com o mundo externo, ou seja, com as outras pessoas. É o aspecto de maior importância no processo de individuação do homem, é o que lhe dá vida, que dá profundidade à sua existência, dá-lhe sabedoria, paixão, sensibilidade e vontade de viver.

Que todas as mulheres possam respeitar-se e valorizar-se como tal, buscando pacificamente o respeito de todos  e possam também levantar e sacudir as poeiras da vida, dando sempre a volta por cima, tomando como exemplos: Maria, Maria Quitéria, Joana Angélica, Anita Garibaldi, Mãe Menininha do Gantois, Cecília Meireles, Mãe Estela de Oxóssi, Madre Theresa de Calcutá, Irmã Dulce, Maria da Penha, e muitas outras mulheres emblemáticas que possam servir como base de vitória na arte do bem viver.

Busquem com todas  as forças o direito de ser sempre uma Nova e Poderosa Mulher; Livres para o amor verdadeiro; Senhoras das sua próprias vontades, além de realmente Donas de Si! Estabeleçam em seus lares e em todos os lugares em que vocês vivem, diretrizes para o desenvolvimento da aprendizagem para cultura da paz e da não-violência ativa.
 
Parabéns "Mulheres" pelo dia especial, já que todos os dias com certeza são de vocês. Com esta postagem, dedico e deixo registrado todo o meu amor e consideração a todas as mulheres que passaram e passarão... em minha vida e a todas as mulheres do mundo!  Muita luz no caminho de todas vocês!

Veja o clipe da bela música "Uma Nova Mulher", cantada por Simone, clique no link abaixo:


08 fevereiro 2011

I Encontro Regional de Políticas Públicas Culturais de Convivência e Paz (BA)


 O Pontão de Convivência e Cultura de Paz do Instituto Pólis informa que já estão abertas as inscrições para os interessados em participar do I Encontro Regional de Políticas Públicas Culturais de Convivência e Paz , que irá se realizar nos dia 19 e 20 de fevereiro de 2011, no Teatro Espaço Xisto (Rua General Labatut, 27, Barris – Salvador – BA).

O Encontro será um espaço de troca de saberes onde a organização do evento pretende potencializar o conhecimento d@s ponteir@s e o entorno das principais políticas públicas culturais nacionais e locais e formar multiplicadores em Educação Cultural para a Convivência e Cultura de Paz.
 
A inscrição é gratuita e poderá ser feita pelo link:

 https://spreadsheets.google.com/viewform? formkey=dGZFaS1FbnI1TEdobmpjRTdjMFZKZlE6MQ

 Mais informações: (55 11) 2174 6800/ 2021


27 janeiro 2011

MESTRE DA PAZ 5

Fonte: Site oficial de Pierre Weil

Pierre Weil, nasceu na cidade de Estrasburgo, em 16 de abril de 1924 e faleceu na cidade de Brasília, em 10 de outubro de 2008) foi um conhecido educador e psicólogo francês residente no Brasil. Escreveu  cerca de 40 livros, em várias áreas científicas.

Foi um dos maiores defensores da paz e da harmonia entre os homens e com o meio-ambiente, o seu interesse a respeito do preço da paz e do peso das fronteiras se deu desde a infância, devido à sua condição de alsaciano, viveu em meio aos conflitos políticos entre França e Alemanha, simultaneamente confrontando-se com conflitos religiosos em sua própria família.

Em 1987 fundou e foi reitor da Unipaz - Universidade Holística Internacional, sediada em Brasília. A UNIPAZ, criada por ele a pedido do então Governador do Distrito Federal, José Aparecido de Oliveira. A união da Universidade Holística Internacional com a Fundação Cidade da Paz tinham o propósito de difundir a Cultura da Paz.

Visitem o Site Oficial de Pierre Weil, para conhecer melhor a sua biografia:

http://www.pierreweil.pro.br/Biografia.htm

19 janeiro 2011

PARA EDUCAR É PRECISO TER PAZ(CIÊNCIA)

NOVA LEI - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, quando ainda em exercício, encaminhou para o Congresso Nacional o projeto de lei que coíbe a prática do castigo físico. Para se tornar lei, ainda tem de ser aprovado pelo Legislativo e voltar para a sanção da nova  presidente Dilma Rousseff, o que só deverá acontecer agora em 2011.

Numa sociedade pacífica ou pacificada esta lei não teria sentido, mas, como a nossa ainda caminha a passos lentos no processo de desenvolvimento da Cultura da Paz, esta lei passa ser aceitável. Quando nos conscientizarmos de que educar é orientar, não precisaremos mais ter que proteger a integridade física, emocional, moral, psicológica, etc... protegida por uma lei específica.

Vamos ficar atentos a este processo, pois o foco da medida é garantir ao menor de idade o direito de ser educado sem o uso de castigos corporais por parte dos pais ou responsáveis. Hoje, o ECA (Lei 8.069) condena maus tratos contra a criança e o adolescente, mas não define se os maus tratos seriam físicos ou morais.

O artigo 18 da nova lei define "castigo corporal" como "ação de natureza disciplinar ou punitiva com o uso da força física, que resulte em dor ou lesão à criança ou adolescente." Para configurar a agressão, é necessário que haja testemunhas. A pena para os infratores é advertência, encaminhamento para programas de proteção à família e para tratamento psicológico.

 

Veja a notícia completa no link abaixo:


http://br.noticias.yahoo.com/s/09092010/25/entretenimento-educar-preciso-paciencia.html


O que você pensa sobre esta nova lei? Informe-se melhor sobre o assunto e poste a sua opinião fazendo um cometário!



01 janeiro 2011

DIA MUNDIAL DA PAZ E DA CONFRATERNIZAÇÃO UNIVERSAL!



Você sabe que hoje, 1ª de janeiro (2011) comemoramos o dia Mundial da Paz e o dia da Confraternização Universal?

O "Dia Mundial da Paz", inicialmente chamado de "Dia da Paz" foi criado pelo Papa Paulo VI em 1967, para que fosse celebrado pelos verdadeiros amigos da Paz, independente de credo, raça, posição social ou econômica, sempre no primeiro dia do ano civil (1ª de janeiro), a partir do ano de 1968.

Só em em 30 de novembro de 1981 é que a ONU (Organização das Nações Unidas) decretou 1ª janeiro como o Dia da Confraternização Universal e consequentemente, o Dia Internacional da Paz. O objetivo foi criar uma data de cessar-fogo nas guerras e de não-violência em todo o mundo, é  também uma data simbólica, para que as pessoas não apenas pensem na paz, mas que façam algo ou alguma coisa concretamente para promover a paz e a união entre os povos.

Em uma época de tantos conflitos, de tanta desigualdade e sofrimento, o novo ano surge como uma possibilidade de fazermos tudo diferente, ou seja, tudo novo de novo! Não poderia haver data melhor, a cada ano que começa é como se zerássemos tudo e começassemos de novo.

Tudo que se refere a nossa saúde, o nosso bem-estar e a nossa qualidade de vida, nesta data e em cada dia do ano que se segue, pode e deve ser reflexionado e ressignificado e  sobretudo, transformado. Devemos assumir a consciência plena de nós mesmos, de que somos "Potência de Paz", das nossas ações e posturas cotidianas, aprendendo sempre a discernir e a escolher entre as situações de harmonia e desarmonia, sendo que estas são as condições essenciais  para a conquista da paz.

A Paz é possível? Sei que cada um de vocês, terão uma resposta dentro do seu processo de experiência de vida, de acordo com as convicções que tenho e  da experiência  do trabalho com a Educação para a Paz, afirmo para vocês que sim, pois segundo Ruth Brasil e Roberto Assagioli "ela encontra-se no núcleo do nosso Ser, a espera de ser despertada e o Ser Maior, em nós mesmos, vibrando na Paz, só poderá ser reconhecido pela consciência se aprendermos a entrar em estado de paz em todos os níveis, através da harmonia interior". 

Como já disse em uma publicação precedente, a paz pode ser realizada em várias dimensões e aspectos das nossas vidas. Basta apenas que a tenhamos como foco e meta de no sentido da escolha, da disponibilidade e da luta. Além da paz mundial (ambiental) e da paz social, precisamos também nos educar inicialmente e concomitantemente para a paz pessoal, em nossas relações, como exercício de aprendizagem constante, cultivando a paz no mental, no emocional, no físíco, no vital e no espiritual.

Pensando nesta proposta de promoção e divulgação da Cultura da Paz, é que convoco todos os leitores deste Blog, não só os educadores, educandos, como toda a sociedade para pensar não só na comemoração que é importante também, mas em todas as possibilidades de realização para a implementação desta tão necessária Cultura da Paz.