21 setembro 2010

DIA INTERNACIONAL DA PAZ


Hoje, 21 de setembro é considerado o "Dia Internacional da Paz", que é celebrado em todo o mundo.

Mas, infelizmente já procurei na Internet, em alguns programas de TV e de rádio e quase não encontrei informações comentando ou celebrando esta data tão importante para a nossa reflexão e para a criação de ações afirmativas na construção de um mundo mais humano, digno e pacífico, enquanto isso as informações de violência tomam conta desses meios de comunicação.

Independentemente do seu significado é preciso ter em mente que a paz é uma aprendizagem, que possibilita transformações e mudanças de comportamentos em todos os indivíduos e em todos os dias das nossas vidas, é uma condição muito necessária na educação dos nossos filhos.

Por isso é importante envolvermos nossas crianças para que desde cedo tenham noções de como lutar pela paz (paz consigo mesmo), envolver-se em trabalhos sociais (paz com os outros) e de ajuda humanitária e ambiental (paz planetária). Uma criança que cresce com valores sólidos da paz e do amor, tornam-se adultos conscientes do seu objetivo de vida nesse mundo.

História do Dia Internacional da Paz

O Dia Internacional da Paz se estabeleceu originalmente em 1981 na resolução 37/67 da Assembléia Geral das Nações Unidas para que coincidisse com a inauguração do seu período de sessões em cada setembro. Foi no ano de 2001, quando a Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) declarou que o dia 21 de setembro será uma data orientada para celebrar e observar a paz. Um dia dedicado para comemorar e fortalecer ideais de paz em cada nação e cada cidade e entre eles. A carta da ONU chama atenção para “praticar a tolerância e a conviver em paz como bons vizinhos”, além de unir nossas forças para manter a paz e a segurança internacional. Alertou também que neste dia se observará como um dia de cessar fogo e de não violência a nível mundial.

Caso vocês saibam de alguma Reflexão, Ação ou Celebração do Dia Internacional da Paz, poste algum comentário para que possamos ficar sabendo mais a respeito desta tão importante temática! 

Nenhum comentário: