27 outubro 2011

CAMINHOS PARA A CONSTRUÇÃO DA CULTURA DA PAZ NA ESCOLA


O professor em conjunto com a escola e as famílias dos educandos, com disponibilidade, abertura  e força de vontade têm condições suficientes, independente dos desajustes do sistema, em contribuir para um mundo melhor, ajudando-nos a compreender que a paz é o caminho para transformarmos esta velha forma de viver, que está vem diariamente causando transtornos e prejudicando nossas vidas.

Gandhi já nos dizia que a paz é o caminho para transformarmos à vida; Maria Montessorri,  seguindo o seu exemplo foi uma das primeiras e grandes educadoras a contribuir para a paz na escola, nos mostrou um desses prodigiosos caminhos, publicando um livro em 1949 (A Educação e a Paz) orientando nos que:  todo educador deve respeitar a inteligência  e o desenvolvimento do que há de melhor em cada educando, entendendo que este, ao estar bem consigo mesmo, poderia aprender a conviver com os demais, respeitando as diferenças, aprendendo a nos amar como irmãos em humanidades e contribuíndo para buscar soluções definitivas para a construção da paz. 

Que cada um de nós, ao observarmos a nossa realidade escolar possamos analisar, refletir e descobrir qual (is) caminho (s) poderíamos estabelecer esta tão urgente e necessária cultura da paz.

Durante estes meses, estive trabalhando em uma comunidade extremamente violenta e desmotivada e consequentemente a escola também reforçava este comportamento, como tenho experiência como educador para a paz tentei aplicar todos os conhecimentos sobre o assunto que conheço. Mas, tive muitas dificuldades, principalmente de iniciar o trabalho falando diretamente com a temática da paz, não conseguia obter nenhum resultado satisfatório.

Então, mudei a estrátegia e pela primeira vez tive que trabalhar com esta temática, partindo pela da violência. Como os educandos viviam neste ambiente hostil, eles não conseguiam refletir e compreender sobre a necessidade da paz desassociados desta vivência.

Com isso, pacientemente e com atividades bastante criativas, consegui obter os primeiros resultados, despertando o interesse deles para a importância da paz para o melhoramento das relações e da resolução dos conflitos por eles vivenciados.

Um dado importante foi respeitá-los em suas dificuldades; a valorização do potencial de cada um e o incentivo para que eles refletissem sobre a importância da educação e da aprendizagem para o crescimento deles como ser humano potência de paz.

Este foi um dos caminhos que trilhei para consegui trabalhar com a paz na escola. E o seu caminho? Compartilhe a sua experiência e poste um comentário para que possamos saber qual foi a sua estratégia.

Muita paz!

23 outubro 2011

CAMPANHA: UM BOM PROFESSOR UM BOM COMEÇO

 
 

 
Que o dia do professor seja comemorado todos os dias do ano, não só no dia 15 de outubro. Felicidades para todos nós que investimos uma vida toda em prol da educação!

Que todos nós possamos aproveitar o momento para refletirmos sobre a nossa importância para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, pacífica, amorosa, ética e realmente humana.

Que possamos continuar lutando...trabalhando honestamente e exigindo da nossa sociedade mais respeito, valorização e dignidade.

E que agora possamos investir nossos esforços para construir a cultura da paz e da não-violência ativa dentro e fora da escola em que trabalhamos.

Abraços de bom coração para todos nós
Muita paz!