24 outubro 2006

PROGRAMA DE PAZ



Segundo o Dr.Roberto Assagioli e Ruth Brasil Mesquita no livro Reflexões sobre a Paz:


A PAZ se encontra dentro de cada um de nós.
A PAZ está no núcleo do nosso ser.
A PAZ se manifesta nas criaturas de dentro para fora.

Para que isso ocorra é necessário que o ser humano tome consciência de elementos fundamentais como:
 
1- A PAZ, em se movimentando do interior para o exterior, precisa ser consentida;
 
2- A PAZ precisa ser buscada consciente e perseverantemente;

3- A PAZ para que aconteça, é indispensável que o homem se harmonize em todas as dimensões (física, emocional e mental) da sua consciência, para que a paz do seu interior possa manifestar-se!


EXERCITE-SE!!!!!

23 agosto 2006

ARTE DA PAZ -QUINO


ONDE ESTÁ A PAZ?



TODOS PERGUNTAM ONDE ESTÁ A PAZ?
ESTÁ PERTO, LONGE, NO CÉU , NA TERRA... ?
DESCUBRA VOCÊ MESMO?


"CADA UM DE NÓS PARECE ESCOLHER UM LUGAR OU UMA SITUAÇÃO ONDE IMAGINA QUE ESTÁ ESCONDIDA A PAZ. DIRIGIMOS NOSSAS ENERGIAS PARA ESTE ALVO E, INSISTENTEMENTE BUSCAMOS ATINGÍ-LO. MUITAS VEZES IMAGINAMOS A PAZ TÃO DISTANTE QUE ATÉ DESISTIMOOS DE ENCONTRÁ-LA. MAS, PARA FELICIDADE NOSSA, BASTA UM OLHAR CUIDADOSO PARA O ÂMAGO DE NOSSA ALMA,O CENTRO DO NOSSO SER, E VAMOS VER QUE A PAZ RESIDE EM NÓS. SOMOS, POR NATUREZA, POTÊNCIAS DE PAZ. A PAZ É A NOSSA ESSÊNCIA. SE VIVEMOS SOB O PESO DOS CONFLITOS É PORQUE NÃO TOMAMOS CONSCIÊNCIA DESTA VERDADE E POR ISSO NÃO EVIDAMOS ESFORÇOS PARA POTENCIALIZAR A PAZ.
SOMOS UM NUCLÉO DE PAZ PORQUE SOMOS ESPÍRITOS. ESTA CERTEZA MOTIVA-NOS A CONHECER, MANISFETAR E EXPANDIR A PAZ. O MEIO É SIMPLES. HAMORNIZE-MOS EM TODOS OS NÍVEIS DO NOSSO SER. NO NÍVEL MENTAL, SELECIONEMOS, DISCIPLINEMOS E DIRIJAMOS O PENSAMENTO NO FOCO DA PAZ. NO NÍVEL EMOCIONAL, TRANSFORMEMOS AS EMOÇÕES PRIMÁRIAS EM SENTIMENTOS, E SINTONIZEMOS COM O NÚCLEO DE PAZ DOS OUTROS. NOSSA RELAÇÃO COM AS PESSOASSERÁ MAIS AGRADÁVEL E A NOSSA VIDA MAIS PRODUTIVA. NO ÂMBITO FÍSICO, CUIDEMOS DE NOSSO CORPO, DA SAÚDE, DA HIGIENE CORPORAL, DA ALIMENTAÇÃO E DA RESPIRAÇÃO. TOMEMOS PROVIDÊNCIAS PARA TORNAR AGRADÁVEL O AMBIENTE ONDE NÓS MORAMOS, TRABALHAMOS, ESTUDAMOS OU EXERCEMOS QUAISQUER ATIVIDADE.
RESPEITEMOS E AMEMOS A NATUREZA, AS PLANTAS E OS ANIMAIS PRECISAM DO NOSSO AMOR E PODEM TROCAR CONOSCO ENERGIAS PROVEITOSAS. ENFIM, PROTEJAMOS O MEIO AMBIENTE, O PLANETA É A NOSSA MORADA E REQUER CUIDADOS DE MANUTENÇÃO E APROVEITAMENTO.  ABANDONEMOS OS PADRÕES PRIMITIVOS. ADOTEMOS NOVOS PARADIGMAS!
A PAZ DEVE SER NOSSA META. ADOTEMOS A PAZ E ELA EXPANDIR-SE-Á ALÉM DE TODAS AS FRONTEIRAS."

SOMOS POTÊNCIAS DE PAZ!

(TEXTO PRODUZIDO PELA PSICÓLOGA  E INCANSÁVEL TRABALHADORA E DIVULGADORA DA CULTURA DA PAZ E NÃO-VIOLÊNCIA ATIVA - RUTH BRASIL MESQUITA)

19 agosto 2006

PROJETO DE ARTE-EDUCAÇÃO PARA UMA CULTURA DE PAZ E NÃO-VIOLÊNCIA ATIVA

OBSERVE O MEU, PARTICIPE COMENTANDO OU CRIE O SEU PROJETO DE EDUCAÇÃO PARA A CULTURA DA PAZ E NÃO-VIOLÊNCIA ATIVA!


(...AS ARTES DESPERTAM O ARTISTA LATENTE EM CADA SER HUMANO. O ARTISTA INTERIOR É O ARTICULADOR QUE INTERCONECTA OS NÍVEIS DA PERSONALIDADE E APRIMORA A EXPRESSÃO DA INTELIGÊNCIA MEDIANTE A CRIATIVIDADE..."
) MARILU MARTINELLI
1 - O QUE?
PROJETO DE ARTE-EDUCAÇÃO PARA A CULTURA DA PAZ E NÃO-VIOLÊNCIA ATIVA PARA ESCOLAS PÚBLICAS OU PARTICULARES, DA EDUCAÇÃO INFANTIL AO ENSINO MÉDIO.
2 - POR QUE?
VIVEMOS NUMA ÉPOCA DE AGRESSIVIDADE, DESVARIOS E VIOLÊNCIA DE TODOS OS TIPOS E GRAUS, SURGINDO ASSIM A NECESSIDADE DE SUBSTÍTUIRMOS OS PADRÕES DE VIOLÊNCIA, PELA REFLEXÃO E PELAS AÇÕES BASEADAS NA CULTURA DA PAZ.
NADA MELHOR DO QUE A ESCOLA, ATRAVÉS DAS PROPOSTAS DE E PRINCÍPIOS DA ARTE-EDUCAÇÃO PARA ESTIMULAR E POTENCIALIZAR OS PENSAMENTOS, OS SENTIMENTOS E AS ATITUDES DE PAZ.
A ARTE NESTE CONTEXTO PELO SEU PAPEL DINÂMICO E TRANSFORMADOR, ALIADA AOS ASPECTOS RELEVANTES DA CULTURA DA PAZ, POSSIBILITARÁ O DESPERTAR DOS EDUCANDOS PARA A ESTÉTICA DO BEM E DO BELO NA VIDA PRÁTICA, TORNANDO-OS SUJEITOS MAIS SENSÍVEIS, REFLEXIVOS, CRÍTICOS, CONSCIENTES E CONSTRUTORES DA SUA PRÓPRIA REALIDADE E A DO MUNDO.
3 - PARA QUE?
PERMITIR AOS EDUCANDOS O ACESSO E O CONTATO COM A CULTURA DA PAZ, ATRAVÉS DA ARTE E SUAS LINGUAGENS, SENSIBILIZANDO-OS, CONSCIENTIZANDO-OS E ESTIMULANDO-OS AOS PENSAMENTOS, SENTIMENTOS E ATITUDES DE PAZ.
4 - COMO?
ATRAVÉS DE ATIVIDADES CRIATIVAS, FUNDAMENTADAS NAS LINGUAGENS DE ARTE (TEATRO, DANÇA, MÚSICA E ARTES PLÁSTICAS);
ATRAVÉS DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO EM VALORES HUMANOS (VERDADE, AÇÃO CORRETA, PAZ, AMOR E NÃO-VIOLÊNCIA);
ATRAVÉS DE ATIVIDADES LÚDICAS (JOGOS, BRINCADEIRAS, VISUALIZAÇÕES CRIATIVAS, RELAXAMENTOS, HARMONIZAÇÕES, LENDAS, DITADOS, PROVÉRBIOS E ETC.).
5 - QUEM?
TODA A COMUNIDADE ESCOLAR (EDUCADORES, FAMILIARES, FUNCIONÁRIOS, ETC.).
6 - COM QUEM?
TODOS OS EDUCANDOS, INDEPENDENTE DE QUALQUER COISA.
7 - QUANDO?
JÁ! A PAZ, NESTE MOMENTO É URGENTE!
8 - ONDE?
ESCOLAS PÚBLICAS OU PARTICULARES, SEM DISTINÇÃO.
10 - PROPOSTAS DE CULMINÂNCIA
MEDITAÇÃO PELA PAZ MUNDIAL; CAMINHADA E CAMPANHA PELA PAZ MUNDIAL; EXPOSIÇÃO E APRESENTAÇÃO DAS ATIVIDADES ARTÍSTICAS.
11 - AVALIAÇÃO
AUTO-AVALIAÇÃO; AVALIAÇÃO PROCESSUAL E CONTÍNUA, OBEDECENDO CRITÉRIOS BASEADOS NOS VALORES HUMANOS UNIVERSAIS.

18 agosto 2006

FORÇA DA PAZ

"FORÇA DA PAZ
QUE CRESÇA SEMPRE MAIS
QUE REINE A PAZ
E ACABE AS FRONTEIRAS
PAZ, PAZ, PAZ!"


Esto pequeno texto e ou canção pode ser repetido como uma forma de mantra ou meditação para vibrarmos por uma sintonia de Paz!

VOCÊ É UMA POTÊNCIA DE PAZ, AMOR E LUZ!

16 agosto 2006

COMO SE EDUCA SEM VIOLÊNCIA !?

O DR. ARUN GANDHI, NETO DE MAHATMA GANDHI E FUNDADOR DO MK GANDHI INSTITUTE, CONTOU A SEGUINTE HISTÓRIA SOBRE A VIDA SEM VIOLÊNCIA, NA FORMA DA HABILIDADE DE SEUS PAIS EM UMA PALESTRA PROFERIDA EM JUNHO DE 2002 NA UNIVERSIDADE DE PORTO RICO:

"EU TINHA 16 ANOS E VIVIA COM COM MEUS PAIS, NA INSTITIÇÃO QUE MEU AVÔ HAVIA FUNDADO, E QUE FICAVA A 18 MILHAS DE DURBAN, NA ÁFRICA DO SUL. VIVÍAMOS NO INTERIOR, EM MEIO AOS CANAVIAIS, E NÃO TÍNHAMOS VIZINHOS, POR ISSO MINHAS IRMÃS E EU SEMPRE FICÁVAMOS ENTUSIASMADO COM A POSSIBILIDADE DE IR ATÉ A CIDADE PARA VISITAR OS AMIGOS E IR AO CINEMA.
CERTO DIA MEU PAI PEDIU-ME QUE O LEVASSE ATÉ A CIDADE, ONDE PARTICIPARIA DE UMA CONFERÊNCIA DURANTE TODO O DIA. EU FIQUEI RADIANTE COM ESTA OPORTUNIDADE. COMO ÍAMOS ATÉ A CIDADE, MINHA MÃE ME DEU UMA LISTA DE COISAS QUE PRECISAVA DO SUPERMERCADO E, COMO PASSARÍAMOS O DIA TODO, MEU PAI ME PEDIU QUE TRATASSE DE ALGUNS ASSUNTOS PENDENTES, COMO LEVAR O CARRO À OFICINA.
QUANDO ME DESPEDI DE MEU PAI ELE ME DISSE: "NOS VEMOS AQUI ÀS 17 HORAS, E VOLTAREMOS PARA CASA JUNTOS".
DEPOIS DE CUMPRIR TODAS AS TAREFAS, FUI ATÉ O CINEMA MAIS PRÓXIMO. DISTRAÍ-ME TANTO COM O FILME (UM FILME DUPLO DE JONH WAYNE) QUE ESQUECI DA HORA. QUANDO ME DEI CONTA DO ERAM 17H30. CORRI ATÉ A OFICINA , PEGUEI O CARRO, PEGUEI O CARRO E APRESSEI-ME A BUSCAR MEU PAI. ERAM QUASE 6 HORAS.
ELE ME PERGUNTOU ANSIOSO: "POR QUE CHEGOU TÃO TARDE?"
EU ME SENTI MAL PELO OCORRIDO, E NÃO TIVE A CORAGEM DE DIZER QUE ESTAVA VENDO UM FILME DE JONH WAYNE. ENTÃO, LHE DISSE QUE O CARRO NÃO FICARA PRONTO, E QUE TIVERA QUE ESPERAR. O QUE EU NÃO SABIA ERA QUE HAVIA TELEFONADO PARA OFICINA. AO PERCEBER QUE EU ESTAVA MENTINDO, DISSE-ME: "ALGO NÃO ESTÁ CERTO NO MODO COMO O TENHO CRIADO, PORQUE VOCÊ NÃO TEVE A CORAGEM DE DIZER A VERDADE. VOU REFLETIR SOBRE O QUE FIZ DE ERRADO A VOCÊ. CAMINHAREI AS 18 MILHAS ATÉ A NOSSA CASA PARA PENSAR SOBRE ISSO".
ASSIM, VESTIDO EM SUAS MELHORES ROUPAS E CALÇANDO SAPATOS ELEGANTES, COMEÇOU A CAMINHAR PARA CASA PELA ESTRADA DE TERRA SEM ILUMINAÇÃO.
NÃO PUDE DEIXÁ-LO SOZINHO...GUIEI POR CINCO HORAS E MEIA ATRÁS DELE...VENDO MEU PAI SOFRER POR CAUSA DE UMA MENTIRA ESTÚPIDA QUE EU HAVIA DITO.
DECIDI DALI MESMO QUE NUNCA MAIS MENTIRIA.
MUITAS VEZES ME LEMBRO DESTE EPISÓDIO E PENSO: "SE ELE TIVESSE ME CASTIGADO DA MANEIRA COMO NÓS CASTIGAMOS NOSSOS FILHOS, SERÁ QUE TERIA APRENDIDO A LIÇÃO?"
NÃO, NÃO CREIO. TERIA SOFRIDO O CASTIGO E CONTINUARIA FAZENDO O MESMO. MAS ESTA AÇÃO NÃO-VIOLENTA FOI TÃO FORTE QUE FICOU IMPRESSA NA MEMÓRIA COMO SE FOSSE ONTEM.
ESTE É O PODER DA VIDA SEM VIOLÊNCIA."


(JORNAL DA FARMÁCIA SANTANA, ANO V, Nª45 - ABRIL/2005)

10 agosto 2006

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PARA PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO E CULTURA DA PAZ E NÃO-VIOLÊNCIA ATIVA


ATUALIZE-SE!
LER É MELHOR DO QUE AGREDIR, DISCUTIR, BRIGAR, VIOLENTAR... LEIA! A LEITURA É UMA BOA OPÇÃO PARA QUEM QUER MANTER UMA ATITUDE DE PAZ! FAZ BEM PARA O CORPO E PARA A ALMA.

SUGIRO ALGUNS LIVROS, REVISTAS, ARTIGOS... RELATIVOS AO TEMA:

1-REFLEXÕES SOBRE A PAZ. RUTH BRASIL MESQUITA - ROBERTO ASSAGIOLI. EDIÇÕES PROPAZ;
2-A ARTE DE VIVER EM PAZ. (PARA UMA NOVA CONSCIÊNCIA / POR UMA NOVA EDUCAÇÃO).PIERRE WEIL. EDITORA GENTE;
3-EDUCAÇÃO PELA PAZ (UM GUIA PARA PAIS, PROFESSORES E TODOS OS ESTUDADNTES DA VIDA). CLÓVIS NUNES. EDITORA CASA DA PAZ ;
4-EDUCAÇÃO PARA A PAZ (SUA TEORIA E SUA PRÁTICA). XESÚS R. JARES.M ARTMED EDITORA;
5-A PAZ TAMBÉM SE APRENDE. NAOMI DREW. EDITORA GAIA;
6-APRENDER NA VIDA, APRENDER NA ESCOLA. T. DEICAL. ARTMED EDITORA;
7-EDUCAR COM O CORAÇÃO. EUGÊNIA PUEBLA. FUNDAÇÃO PEIROPÓLIS EDITORA;
8-AULAS DE TRANFORMAÇÃO (PROGRAMA DE EDUCAÇÃO EM VALORES HUMANOS). MARILU MARTINELLI. FUNDAÇÃO PEIRÓPOLIS EDITORA;
9-CONVERSA SOBRE EDUCAÇÃO EM VALORES HUMANOS. MARILU MARTINELLI. FUNDAÇÃO PEIRÓPOLIS EDITORA;
10-A PAZ DE ESPÍRITO (PARA VIVER BEM CONSIGO E COM OS OUTROS). ANA PERWIN FRAIMAN. EDITORA GENTE;
11-ÉTICA, VALORES HUMANOS E TRANSFORMAÇÃO (SÉRIE TEMA TRANVERSAL ) VOLUME 1. FUNDAÇÃO PEIRÓPOLIS EDITORA;
12-CIDADANIA, CONHECIMENTO E MEIO AMBIENTE (SÉRIE TEMA TRANSVERSAL). VOLUME 2. FUNDAÇÃO PEIRÓPOLIS;
13-PAZ NA TERRA. LEDA BARRETO. PAZ E TERRA EDITORA;
14-OS CONSTRUTORES DA PAZ (CAMINHOS DA PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA). MARIA TEREZA MALDONADO.EDITORA MODERNA;
15-CHEGANDO À PAZ. WILLIAM URY. EDITORA CAMPUS;
16-EDUCAÇÃO E PAZ. MARIA MONTESSORI. EDITORA PAPIRUS;
17-PAZ NA ESCOLA (AÇÕES E REFLEXÕES PARA A VIDA SOCIAL EM HARMONIA). SMEC - SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO E CULTURA;
18-A PAZ É O CAMINHO: ACABANDO COM A  GUERRA  E A VIOLÊNCIA. DEEPAK CHOPPA. TRAD. DE CLAUDIA GERPE DUARTE. EDITORA ROCCO;
19-EDUCAR PARA A PAZ EM TEMPOS DIFÍCEIS. XESÚS R. JARES. TRAD. DE ELISABETE MORAES SANTANA. EDITORA: PALAS ATHENAS;
20-A PEDAGOGIA DO SER: EDUCAÇÃO  DOS SENTIMENTOS E  DOS VALORES HUMANOS. DULCE MOREIRA SAMPAIO. EDITORA VOZES.


DENTRE MUITOS OUTROS, FAÇA A SUA PESQUISA...

09 agosto 2006

MÚSICA PAZ PELA PAZ DE NANDO CORDEL E PINTURA MENINA DA PAZ DE PICASSO



PAZ PELA PAZ
NANDO CORDEL


A PAZ DO MUNDO COMEÇA EM MIM
SE EU TENHO AMOR COM CERTEZA EU SOU FELIZ
SE EU FAÇO BEM PARA O MEU IRMÃO
TENHO A CERTEZA DENTRO DO MEU CORAÇÃO

CHEGOU A HORA DA GENTE CONSTRUIR A PAZ
NINGÉM SUPORTA MAIS O DESAMOR

PAZ PELA PAZ - PELA CRIANÇA
PAZ PELA PAZ - PELA FLORESTA
PAZ PELA - CORAGEM DE MUDAR
PAZ PELA PAZ - PELA JUSTIÇA
PAZ PELA PAZ - A LIBERDADE
PAZ PELA PAZ - PELA BELEZA DE AMAR

PAZ PELA PAZ - PRO MUNDO NOVO
PAZ PELA PAZ - A ESPERANÇA
PAZ PELA PAZ - PELA CORAGEM DE MUDAR
PAZ PELA PAZ - PELA JUSTIÇA
PAZ PELA PAZ - A LIBERDADE
PAZ PELA PAZ - PELA BELEZA DE TE AMAR.


No atalho abaixo você pode ver o clip e escutar esta bela música:

http://www.youtube.com/watch?v=E7NtxAt4Ooc&NR=1

08 agosto 2006

COMO PROMOVER A EDUCAÇÃO PELA CULTURA DA PAZ NAS ESCOLAS?


A PAZ É UMA APRENDIZAGEM!


("POR SER UMA ASPIRAÇÃO MAXIMA DO SER PENSANTE, BUSCÁ-LA E ESCULPÍ-LA NA RAZÃO E NO SENTIMENTO É DEVER IMPOSTERGÁVEL. CONQUISTAR ESSA META, É UM COMPROMISSO QUE O HOMEM INTELIGENTE NÃO PODE NEGLIGENCIAR, MERECENDO-LHE REGIME DE URGÊNCIA, EM FAVOR DA AUTO-REALIZAÇÃO, DA FELICIDADE.") ROBERTO ASSAGIOLI / RUTH BRASIL


EM PLENO SÉCULO XXI, SENTIMOS A NECESSIDADE DE CONVOCAR OS EDUCADORES, EDUCANDOS, FAMILIARES E TODOS OS INTERESSADOS NA APRENDIZAGEM, PROMOÇÃO E DIVULGAÇÃO CONSCIENCIOZA DA CULTURA DA PAZ E NÃO-VIOLÊNCIA ATIVA A FAZEREM UMA REFLEXÃO SOBRE OS PRINCÍPIOS QUE NORTEIAM A EDUCAÇÃO PELA PAZ, A FIM DE CONTRIBUÍRMOS COM ELEMENTOS QUE FUNDAMENTEM UMA AÇÃO ATIVA EM TORNO DESTA QUESTÃO TÃO PRIMORDIAL E URGENTE QUE É COMBATER A VIOLÊNCIA QUE ASSOLA O MUNDO INTEIRO, E EM ESPECIAL AS NOSSAS ESCOLAS.
SABEMOS QUE É UM DESAFIO MUITO GRANDE EDUCAR PARA UMA CULTURA DE PAZ, SE O QUE VIVEMOS NO NOSSO DIA-A-DIA É UMA EXECRÁVEL CULTURA DE VIOLÊNCIA. ENTRAMOS NESSE SÉCULO COM UMA CHOCANTE REALIDADE: ESTAMOS A TODO MOMENTO COM UMA SENSAÇÃO DE UMA GUERRA IMINENTE. O QUE PODEMOS CLARAMENTE PERCEBER EM LUGARES PRÓXIMOS E DISTANTES, É QUE EM NOSSA VOLTA A VIOLÊNCIA GRITA A TODO INSTANTE! VIVEMOS COM MUITO MEDO DESSES MOMENTOS DE DIFICULDADES QUE NÃO É MUITO FÁCIL DE EXPLICAR, MAS QUE TROUXE À ESCOLA UMA URGÊNCIA EM DISCUTIR E ENFRENTAR TAIS QUESTÕES INERENTES À PAZ EM CONTRAPONTO COM A VIOLÊNCIA E DE REVER A SUA PRAXÍS-PEDAGÓGICA COMO FORMA DE ELUCIDARMOS ESFORÇOS PARA PROMOVERMOS UMA EMERGENTE MUDANÇA DE POSTURAS PESSOAIS, SOCIAIS E AMBIENTAIS PARA QUE POSSAMOS CONSTRUIR UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA E HONESTA PARA TODOS.
SENDO UMA DAS FUNÇÕES DA ESCOLA CONTRIBUIR COM O DESENVOLVIMENTO DOS EDUCANDOS PARA QUE COMPREENDAM A REALIDADE EM QUE VIVEM DE UMA FORMA MAIS ÉTICA. NO ENTANTO, COMO FAZER ISSO FRENTE A A UMA REALIDADE TÃO DESAFIADORA DE INTOLERÂNCIA, AGRESSIVIDADE, GUERRA E VIOLÊNCIA? E MEDIANTE A UMA SISTEMA EDUCACIONAL TÃO OBSOLETO, CONFORMADO E DESPREPARADO? COMO DESENVOLVER EM NOSSOS FILHOS (EDUCANDOS) PENSAMENTOS, SENTIMENTOS E ATITUDES CORRETAS DE PAZ, AMOR, VERDADE E NÃO-VIOLÊNCIA SE OS NOSSOS VALORES SÃO CONTRÁRIOS E FRAGMENTADOS?
É POR TUDO ISSO QUE CONVIDAMOS TODOS OS INTERESSADOS NO ASSUNTO A REPENSARMOS JUNTOS NUMA PROPOSTA EDUCACIONAL COM PARADIGMAS HUMANIZADORES, QUE PENSE O SER DE UMA FORMA INTEGRAL E QUE CONTRIBUA PARA A FORMAÇÃO DESTA TÃO NECESSÁRIA CULTURA DE PAZ.
A PAZ NUNCA ESTEVE TÃO PERTO DE NÓS, NESSE MOMENTO! A PROPOSTA DE UMA CULTURA PARA A PAZ APONTA PARA TODOS OS ENVOLVIDOS, UM CAMINHO COMPATÍVEL COM AS NOVAS ASPIRAÇÕES DO NOVO MILÊNIO, OFERECENDO SUBSÍDIOS ÀS ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES QUE QUEIRAM IMPLANTAR A CULTURA DE PAZ, COMO TEMA TRANSVERSAL NA SUA GRADE CURRICULAR, QUE SERIA A LIGAÇÃO DO TEMA COM OS CONTEÚDOS ENSINADOS A UMA SITUAÇÃO VIVIDA A SER ENFRENTADA.
A PAZ SERÁ TAMBÉM CONTEXTUALIZADA NOS VALORES HUMANOS UNIVERSAIS- PRINCÍPIOS QUE FUNDAMENTAM A CONSCIÊNCIA HUMANA, ONDE O SER ESSENCIAL SE EXPRESSA POR MEIO DELES, QUE SÃO: A VERDADE, A AÇÃO CORRETA,PAZ, AMOR E NÃO-VIOLÊNCIA. TENDO COMO CORRESPONDENTES OS VALORES RELATIVOS, QUE AO SEREM EXERCITADOS, APRIMORAM A PERSONALIDADE E FORTALECEM O CARÁTER.
PARA PROMOVÊ-LA PRECISAREMOS NOS COMPROMETER TAMBÉM COM U SUCESSO ESCOLAR, EVITANDO CONTRATEMPOS EDUCACIONAIS, COMO A EVASÃO E A REPETÊNCIA.
COM A AJUDA DA ARTE-EDUCAÇÃO TRABALHAREMOS NO RESGATE DA AUTO-IMAGEM E DA AUTO-ESTIMA DOS EDUCANDOS, VISANDO UMA FORMAÇÃO, COM UMA VISÃO MAIS DEMOCRÁTICA DA SUA REALIDADEE E DE MUNDO, FAZENDO-OS AGIR E SITUAR-SE DIANTE DELAS DE FORMA CRÍTICA E ÉTICA.
SENDO ASSIM, ENTEDEMOS A CULTURA DE PAZ, COMO JÁ FOI DITO, COMO UMA VERDADEIRA MUDANÇA DE PARADIGMAS: DESPERTANDO O HOMEM PARA A SUA HUMANIDADE, PARA QUE PERCEBAM-SE COMO POTÊNCIAS DE PAZ, RESTABELECENDO EM SUA VIDA UMA HARMONIA ENTRE OS NIVÉIS FÍSICO, EMOCIONAL E MENTAL; DESENVOLVENDO A PAZ CONSIGO MESMO (PAZ PESSOAL), COM O PRÓXIMO (PAZ SOCIAL), COM A NATUREZA (PAZ AMBIENTAL OU PLANETÁRIA). ENTENDENDO QUE OS CONFLITOS SÃO IMPORTANTES PARA ABRIR AS PORTAS DA PERCEPÇÃO PARA UMA OUTRA REALIDADE POSSIBILITANDO RESOLUÇÕES PARA OS PROBLEMAS DE FORMA MAIS CRIATIVAS.
ENFIM, COMPREENDENDO QUE A PAZ É UMA APRENDIZAGEM DIÁRIA, É UMA LUTA, QUE PRECISA SER CONQUISTADA EM TODOS OS MOMENTOS CONSEGUIREMOS ASSIM EXERCER A NOSSA CIDADANIA PLANETÁRIA DE EVOLUÇÃO.


(ESTE TEXTO FOI ESCRITO POR JAILDON JORGE AMORIM GÓES, FUNDAMENTADO NAS EXPERIÊNCIAS COMO PARTICIPANTE DO PROPAZ - INSTITUTO POTÊNCIA DE PAZ, ORGANIZADO PELA PSICÓLOGA RUTH BRASIL MESQUITA - GRANDE EXPOENTE NA DIVULGAÇÃO PELA CULTURA DA PAZ E NÃO-VIOLÊNCIA ATIVA)


MUITA PAZ PARA TODOS!!!!!

CAMPANHA " EU SOU POTÊNCIA DE PAZ!"


MOVIMENTE-SE! FAÇA A SUA PARTE.

PARTICIPE DESTA MARAVILHOSA CAMPANHA EM PROL DA PAZ NO MUNDO!
O MUNDO EM PAZ É UM SONHO POSSÍVEL PORQUE SOMOS POTÊNCIA DE PAZ!

VOCÊ SABIA QUE TODOS NÓS PODEMOS PROPAGAR A PAZ E AJUDAR A EVITAR A GUERRA E QUALQUER OUTRO TIPO DE VIOLÊNCIA?

SABE COMO?

PENSANDO, SENTINDO, FALANDO, MEDITANDO, ORANDO ... E AGINDO PELA PAZ DO MUNDO!

NUNCA ESQUEÇA: VOCÊ É UMA POTÊNCIA DE PAZ!
A PAZ DO MUNDO COMEÇA EM MIM!