Ocorreu um erro neste gadget

08 agosto 2006

COMO PROMOVER A EDUCAÇÃO PELA CULTURA DA PAZ NAS ESCOLAS?


A PAZ É UMA APRENDIZAGEM!


("POR SER UMA ASPIRAÇÃO MAXIMA DO SER PENSANTE, BUSCÁ-LA E ESCULPÍ-LA NA RAZÃO E NO SENTIMENTO É DEVER IMPOSTERGÁVEL. CONQUISTAR ESSA META, É UM COMPROMISSO QUE O HOMEM INTELIGENTE NÃO PODE NEGLIGENCIAR, MERECENDO-LHE REGIME DE URGÊNCIA, EM FAVOR DA AUTO-REALIZAÇÃO, DA FELICIDADE.") ROBERTO ASSAGIOLI / RUTH BRASIL


EM PLENO SÉCULO XXI, SENTIMOS A NECESSIDADE DE CONVOCAR OS EDUCADORES, EDUCANDOS, FAMILIARES E TODOS OS INTERESSADOS NA APRENDIZAGEM, PROMOÇÃO E DIVULGAÇÃO CONSCIENCIOZA DA CULTURA DA PAZ E NÃO-VIOLÊNCIA ATIVA A FAZEREM UMA REFLEXÃO SOBRE OS PRINCÍPIOS QUE NORTEIAM A EDUCAÇÃO PELA PAZ, A FIM DE CONTRIBUÍRMOS COM ELEMENTOS QUE FUNDAMENTEM UMA AÇÃO ATIVA EM TORNO DESTA QUESTÃO TÃO PRIMORDIAL E URGENTE QUE É COMBATER A VIOLÊNCIA QUE ASSOLA O MUNDO INTEIRO, E EM ESPECIAL AS NOSSAS ESCOLAS.
SABEMOS QUE É UM DESAFIO MUITO GRANDE EDUCAR PARA UMA CULTURA DE PAZ, SE O QUE VIVEMOS NO NOSSO DIA-A-DIA É UMA EXECRÁVEL CULTURA DE VIOLÊNCIA. ENTRAMOS NESSE SÉCULO COM UMA CHOCANTE REALIDADE: ESTAMOS A TODO MOMENTO COM UMA SENSAÇÃO DE UMA GUERRA IMINENTE. O QUE PODEMOS CLARAMENTE PERCEBER EM LUGARES PRÓXIMOS E DISTANTES, É QUE EM NOSSA VOLTA A VIOLÊNCIA GRITA A TODO INSTANTE! VIVEMOS COM MUITO MEDO DESSES MOMENTOS DE DIFICULDADES QUE NÃO É MUITO FÁCIL DE EXPLICAR, MAS QUE TROUXE À ESCOLA UMA URGÊNCIA EM DISCUTIR E ENFRENTAR TAIS QUESTÕES INERENTES À PAZ EM CONTRAPONTO COM A VIOLÊNCIA E DE REVER A SUA PRAXÍS-PEDAGÓGICA COMO FORMA DE ELUCIDARMOS ESFORÇOS PARA PROMOVERMOS UMA EMERGENTE MUDANÇA DE POSTURAS PESSOAIS, SOCIAIS E AMBIENTAIS PARA QUE POSSAMOS CONSTRUIR UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA E HONESTA PARA TODOS.
SENDO UMA DAS FUNÇÕES DA ESCOLA CONTRIBUIR COM O DESENVOLVIMENTO DOS EDUCANDOS PARA QUE COMPREENDAM A REALIDADE EM QUE VIVEM DE UMA FORMA MAIS ÉTICA. NO ENTANTO, COMO FAZER ISSO FRENTE A A UMA REALIDADE TÃO DESAFIADORA DE INTOLERÂNCIA, AGRESSIVIDADE, GUERRA E VIOLÊNCIA? E MEDIANTE A UMA SISTEMA EDUCACIONAL TÃO OBSOLETO, CONFORMADO E DESPREPARADO? COMO DESENVOLVER EM NOSSOS FILHOS (EDUCANDOS) PENSAMENTOS, SENTIMENTOS E ATITUDES CORRETAS DE PAZ, AMOR, VERDADE E NÃO-VIOLÊNCIA SE OS NOSSOS VALORES SÃO CONTRÁRIOS E FRAGMENTADOS?
É POR TUDO ISSO QUE CONVIDAMOS TODOS OS INTERESSADOS NO ASSUNTO A REPENSARMOS JUNTOS NUMA PROPOSTA EDUCACIONAL COM PARADIGMAS HUMANIZADORES, QUE PENSE O SER DE UMA FORMA INTEGRAL E QUE CONTRIBUA PARA A FORMAÇÃO DESTA TÃO NECESSÁRIA CULTURA DE PAZ.
A PAZ NUNCA ESTEVE TÃO PERTO DE NÓS, NESSE MOMENTO! A PROPOSTA DE UMA CULTURA PARA A PAZ APONTA PARA TODOS OS ENVOLVIDOS, UM CAMINHO COMPATÍVEL COM AS NOVAS ASPIRAÇÕES DO NOVO MILÊNIO, OFERECENDO SUBSÍDIOS ÀS ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES QUE QUEIRAM IMPLANTAR A CULTURA DE PAZ, COMO TEMA TRANSVERSAL NA SUA GRADE CURRICULAR, QUE SERIA A LIGAÇÃO DO TEMA COM OS CONTEÚDOS ENSINADOS A UMA SITUAÇÃO VIVIDA A SER ENFRENTADA.
A PAZ SERÁ TAMBÉM CONTEXTUALIZADA NOS VALORES HUMANOS UNIVERSAIS- PRINCÍPIOS QUE FUNDAMENTAM A CONSCIÊNCIA HUMANA, ONDE O SER ESSENCIAL SE EXPRESSA POR MEIO DELES, QUE SÃO: A VERDADE, A AÇÃO CORRETA,PAZ, AMOR E NÃO-VIOLÊNCIA. TENDO COMO CORRESPONDENTES OS VALORES RELATIVOS, QUE AO SEREM EXERCITADOS, APRIMORAM A PERSONALIDADE E FORTALECEM O CARÁTER.
PARA PROMOVÊ-LA PRECISAREMOS NOS COMPROMETER TAMBÉM COM U SUCESSO ESCOLAR, EVITANDO CONTRATEMPOS EDUCACIONAIS, COMO A EVASÃO E A REPETÊNCIA.
COM A AJUDA DA ARTE-EDUCAÇÃO TRABALHAREMOS NO RESGATE DA AUTO-IMAGEM E DA AUTO-ESTIMA DOS EDUCANDOS, VISANDO UMA FORMAÇÃO, COM UMA VISÃO MAIS DEMOCRÁTICA DA SUA REALIDADEE E DE MUNDO, FAZENDO-OS AGIR E SITUAR-SE DIANTE DELAS DE FORMA CRÍTICA E ÉTICA.
SENDO ASSIM, ENTEDEMOS A CULTURA DE PAZ, COMO JÁ FOI DITO, COMO UMA VERDADEIRA MUDANÇA DE PARADIGMAS: DESPERTANDO O HOMEM PARA A SUA HUMANIDADE, PARA QUE PERCEBAM-SE COMO POTÊNCIAS DE PAZ, RESTABELECENDO EM SUA VIDA UMA HARMONIA ENTRE OS NIVÉIS FÍSICO, EMOCIONAL E MENTAL; DESENVOLVENDO A PAZ CONSIGO MESMO (PAZ PESSOAL), COM O PRÓXIMO (PAZ SOCIAL), COM A NATUREZA (PAZ AMBIENTAL OU PLANETÁRIA). ENTENDENDO QUE OS CONFLITOS SÃO IMPORTANTES PARA ABRIR AS PORTAS DA PERCEPÇÃO PARA UMA OUTRA REALIDADE POSSIBILITANDO RESOLUÇÕES PARA OS PROBLEMAS DE FORMA MAIS CRIATIVAS.
ENFIM, COMPREENDENDO QUE A PAZ É UMA APRENDIZAGEM DIÁRIA, É UMA LUTA, QUE PRECISA SER CONQUISTADA EM TODOS OS MOMENTOS CONSEGUIREMOS ASSIM EXERCER A NOSSA CIDADANIA PLANETÁRIA DE EVOLUÇÃO.


(ESTE TEXTO FOI ESCRITO POR JAILDON JORGE AMORIM GÓES, FUNDAMENTADO NAS EXPERIÊNCIAS COMO PARTICIPANTE DO PROPAZ - INSTITUTO POTÊNCIA DE PAZ, ORGANIZADO PELA PSICÓLOGA RUTH BRASIL MESQUITA - GRANDE EXPOENTE NA DIVULGAÇÃO PELA CULTURA DA PAZ E NÃO-VIOLÊNCIA ATIVA)


MUITA PAZ PARA TODOS!!!!!

Nenhum comentário: