05 junho 2010

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE



O Dia Mundial do Ambiente é celebrado todo ano no dia 5 de junho, foi criado pela Assembléia Geral das Nações Unidas na resolução 2994 (XXVII) de 15 de dezembro de 1972 com a qual foi aberta a Conferência de Estocolmo, na Suécia, cujo tema central foi o Ambiente Humano.
A conferência reuniu 113 países, além de 250 organizações não governamentais, onde a pauta principal abordava a degradação que o homem tem causado ao meio ambiente e os riscos para sua sobrevivência, onde a diversidade biológica deveria ser preservada acima de qualquer possibilidade.
Nessa reunião, criaram-se vários documentos relacionados às questões ambientais, bem como um plano para traçar as ações da humanidade e dos governantes diante do problema.
É importante que toda a população seja conscientizada, pois a natureza já vive em paz, de acordo com o processo evolutivo da Terra, faltando somente nós, seres humanos!
Caso a escola deseje que seus educandos tenham uma atitude pacífica frente ao meio ambiente, precisa trabalhar muito para que estes se sensibilizem e aprendam mais sobre a natureza, compreendendo todos os seus aspectos, principalmente que dependemos dela para sobreviver, que somos um dos elos que mantém a sua harmonia e que não somos somente um ser a parte dela.
É preciso tambem  que  os educandos  e todos  nós nos responsabilizemos pelo bom ou mal uso dos recursos naturais, dos males causados pela poluição e pela sua destruição, assim como de políticas que revertam tal situação.
E cada um pode cumprir com o seu papel de cidadão com atitudes bastante simples: não jogando lixo nas ruas; reciclando ou prociclando materiais que normalmente consideramos lixo; fazendo coleta seletiva;  evitando sair de carro todos os dias; consumindo somente o necessário para a vida prática; usando menos produtos descartáveis; não destruindo as árvores e áreas verdes; consumo responsável da água; denunciando situações de destruição ou degradação do meio ambiente; participando de campanhas a favor do meio ambiente; (re)plantando mudas de árvores ou outras plantas, cobrando das autoridades competentes enfim uma série de outras coisas...
Penso que se cada um fizer a sua parte, o mundo será transformado e as gerações futuras viverão sem riscos!

Conte para nós, quais são as suas atitudes, propostas, idéias...para ajudar o meio ambiente a se manter preservado, bem cuidado e vivo! Colabore!

Nenhum comentário: