28 setembro 2010

FRASE PARA VIVER A VIDA COM PAZ!

"Agir, evitando reagir; pensar antes de atuar; reflexionar como passo inicial para qualquer empreendimento; promover a paz, ao invés de investir na violência constitui os passos decisivos para um comportamento saudável."

Joana de Ângelis-Divaldo Franco

21 setembro 2010

DIA INTERNACIONAL DA PAZ


Hoje, 21 de setembro é considerado o "Dia Internacional da Paz", que é celebrado em todo o mundo.

Mas, infelizmente já procurei na Internet, em alguns programas de TV e de rádio e quase não encontrei informações comentando ou celebrando esta data tão importante para a nossa reflexão e para a criação de ações afirmativas na construção de um mundo mais humano, digno e pacífico, enquanto isso as informações de violência tomam conta desses meios de comunicação.

Independentemente do seu significado é preciso ter em mente que a paz é uma aprendizagem, que possibilita transformações e mudanças de comportamentos em todos os indivíduos e em todos os dias das nossas vidas, é uma condição muito necessária na educação dos nossos filhos.

Por isso é importante envolvermos nossas crianças para que desde cedo tenham noções de como lutar pela paz (paz consigo mesmo), envolver-se em trabalhos sociais (paz com os outros) e de ajuda humanitária e ambiental (paz planetária). Uma criança que cresce com valores sólidos da paz e do amor, tornam-se adultos conscientes do seu objetivo de vida nesse mundo.

História do Dia Internacional da Paz

O Dia Internacional da Paz se estabeleceu originalmente em 1981 na resolução 37/67 da Assembléia Geral das Nações Unidas para que coincidisse com a inauguração do seu período de sessões em cada setembro. Foi no ano de 2001, quando a Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) declarou que o dia 21 de setembro será uma data orientada para celebrar e observar a paz. Um dia dedicado para comemorar e fortalecer ideais de paz em cada nação e cada cidade e entre eles. A carta da ONU chama atenção para “praticar a tolerância e a conviver em paz como bons vizinhos”, além de unir nossas forças para manter a paz e a segurança internacional. Alertou também que neste dia se observará como um dia de cessar fogo e de não violência a nível mundial.

Caso vocês saibam de alguma Reflexão, Ação ou Celebração do Dia Internacional da Paz, poste algum comentário para que possamos ficar sabendo mais a respeito desta tão importante temática! 

09 setembro 2010

CURSO GRATUITO E INTERESSANTE PARA PROFESSORES!

Por favor, divulguem!!!!!

A Secretaria de Educação do Estado da Bahia promove curso para atualizar os conhecimentos dos educadores para lidar melhor com os educandos e as situações de conflitos que ocorrem no cotidiano escolar, vejam a proposta do e-mail que recebi e que publico aqui porque penso ser interessante para melhorar a nossa prática docente!

"Sabemos o quanto é difícil para o Professor entrar em uma sala de aula quando:

- os alunos são indisciplinados;
- os alunos não querem nada com nada;
- os alunos procrastinam sempre;
- os alunos desrespeitam os colegas;
- os alunos desrespeitam o Professor;
- os alunos tumultuam a sala de aula;
- os alunos usam de violência física ou verbal uns para com os outros.

Visando dar novas ferramentas e estratégias para o Professor e auxiliar a Secretaria de Educação da Bahia a capacitar os Professores, é que estamos disponibilizando o Curso Gerenciamento da Sala de Aula para todas as Escolas desta Secretaria.
Este curso é gratuito, e será oferecido por email para todas os Escolas da rede Municipal, Estadual e Particular.
Além do curso, totalmente gratuito, as Escolas também receberão, artigos com dicas práticas para Capacitação dos Professores."

As Escolas e Professores poderão realizar o cadastramento diretamente no site abaixo,bastando informar nome e email:


Roseli Brito
Pedagoga - Psicopedagoga - Coach
Por Paulo Pontes da Silva

Chefe de Gabinete da Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Em uma postagem de março, publiquei uma informação de como diferenciar conflito, indisciplina, violência e agressividade, confiram, clique no link abaixo:


http://educapaz-jaiartes.blogspot.com/2010/05/voce-sabe-diferenciar-agressividade.html