Ocorreu um erro neste gadget

01 janeiro 2011

DIA MUNDIAL DA PAZ E DA CONFRATERNIZAÇÃO UNIVERSAL!



Você sabe que hoje, 1ª de janeiro (2011) comemoramos o dia Mundial da Paz e o dia da Confraternização Universal?

O "Dia Mundial da Paz", inicialmente chamado de "Dia da Paz" foi criado pelo Papa Paulo VI em 1967, para que fosse celebrado pelos verdadeiros amigos da Paz, independente de credo, raça, posição social ou econômica, sempre no primeiro dia do ano civil (1ª de janeiro), a partir do ano de 1968.

Só em em 30 de novembro de 1981 é que a ONU (Organização das Nações Unidas) decretou 1ª janeiro como o Dia da Confraternização Universal e consequentemente, o Dia Internacional da Paz. O objetivo foi criar uma data de cessar-fogo nas guerras e de não-violência em todo o mundo, é  também uma data simbólica, para que as pessoas não apenas pensem na paz, mas que façam algo ou alguma coisa concretamente para promover a paz e a união entre os povos.

Em uma época de tantos conflitos, de tanta desigualdade e sofrimento, o novo ano surge como uma possibilidade de fazermos tudo diferente, ou seja, tudo novo de novo! Não poderia haver data melhor, a cada ano que começa é como se zerássemos tudo e começassemos de novo.

Tudo que se refere a nossa saúde, o nosso bem-estar e a nossa qualidade de vida, nesta data e em cada dia do ano que se segue, pode e deve ser reflexionado e ressignificado e  sobretudo, transformado. Devemos assumir a consciência plena de nós mesmos, de que somos "Potência de Paz", das nossas ações e posturas cotidianas, aprendendo sempre a discernir e a escolher entre as situações de harmonia e desarmonia, sendo que estas são as condições essenciais  para a conquista da paz.

A Paz é possível? Sei que cada um de vocês, terão uma resposta dentro do seu processo de experiência de vida, de acordo com as convicções que tenho e  da experiência  do trabalho com a Educação para a Paz, afirmo para vocês que sim, pois segundo Ruth Brasil e Roberto Assagioli "ela encontra-se no núcleo do nosso Ser, a espera de ser despertada e o Ser Maior, em nós mesmos, vibrando na Paz, só poderá ser reconhecido pela consciência se aprendermos a entrar em estado de paz em todos os níveis, através da harmonia interior". 

Como já disse em uma publicação precedente, a paz pode ser realizada em várias dimensões e aspectos das nossas vidas. Basta apenas que a tenhamos como foco e meta de no sentido da escolha, da disponibilidade e da luta. Além da paz mundial (ambiental) e da paz social, precisamos também nos educar inicialmente e concomitantemente para a paz pessoal, em nossas relações, como exercício de aprendizagem constante, cultivando a paz no mental, no emocional, no físíco, no vital e no espiritual.

Pensando nesta proposta de promoção e divulgação da Cultura da Paz, é que convoco todos os leitores deste Blog, não só os educadores, educandos, como toda a sociedade para pensar não só na comemoração que é importante também, mas em todas as possibilidades de realização para a implementação desta tão necessária Cultura da Paz.

2 comentários:

Anônimo disse...

Si, probabilmente lo e

Anônimo disse...

Gostei muito