Na vida nos deparamos com muitos conflitos, desde os pessoais até os sociais. Resolvê-los de forma pacífica, é um exercício diário que deve ser praticado por todos nós, para que assim, com o poder da vontade e da ação proativa possamos transformar as velhas formas do viver.
Para que tenhamos a consciência da paz, é necessário que caminhemos pela perspectiva da experiência, só aprenderemos a viver a paz, a partir do momento tivermos não somente os conhecimentos referentes a cultura da paz, mais também as vivências (ações) necessárias e apropriadas que possibilitem a ampliação da percepção da paz como uma nova possibilidade para resignificar as nossas formas de viver.
Esta será a primeira publicação com exercícios que sugiro como possibilidade de harmonização no nível pessoal, social e ambiental.
Mentalização
- Relaxe e respire profundamente, fazendo contato consigo mesmo;
- Procure lembrar-se de uma situação muito conflituosa e desafiadora vivenciada;
- Então imagine uma tela mental, como se fosse uma tela de cinema;
- Sente-se de frente para esta tela;
- Projete esta situação na tela e assista do início ao fim;
- Observe o seu comportamento mediante situação;
- Faça perguntas a si mesmo, sem julgamentos, mantendo um diálogo com o que foi visto, por exemplo: Como a situação começou? Por que começou e quais fatos a desencadearam? Para que vivenciei tal situação? Como poderia ser evitada? Como foi resolvida? O que se aprendeu dela?, etc.;
- Procure agora compreender se suas atitudes foram pela negociação, enfim, por métodos pacíficos ou agressivos e violentos;
- Agora procure procure visualizar a mesma cena de forma diferente, projetando a solução e o modo pacífico e amoroso que você gostaria que fosse resolvido, lembrando-se sempre do respeito mútuo (colocando-se no lugar do outro);
- Após a visualização positiva, respire profundamente e abra os olhos lentamente, sentindo todo o ambiente em que você se encontra no momento do exercício.
Bom exercício!
E toda vez que tiver uma situação desafiadora na sua vida, faça uso desta e de outras mentalizações que você com certeza conseguirá uma harmonia maior e boas possibilidades de resolução positiva de conflitos.
Esta mentalização também pode ser feita em situações conflituosas e desafiadoras que você terá que enfrentar em um momento futuro, é só visualizar bem antes com a força da vontade, os aspectos pacíficos e positivos que você gostaria que se realizasse mediante situação.
Nunca esqueça que o "tempo" será o nosso grande companheiro na prática destes exercícios, nunca esquecendo que o caminho para a paz é a aprendizagem, errou, não conseguiu num primeiro momento, tenta mais algumas vezes e no momento propício você conseguirá... É com os erros que aprendemos, pensemos então, se tudo na vida fosse certo, correto, perfeito, nós teríamos necessidade da aprendizagem?
Muita paz!