05 julho 2011

EXERCÍCIO PARA A PAZ 1

Na vida nos deparamos com muitos conflitos, desde os pessoais até os sociais. Resolvê-los de forma pacífica, é um exercício diário que deve ser praticado por todos nós, para que assim, com o poder da vontade e da ação proativa possamos transformar as velhas formas do viver.

Para que tenhamos a consciência da paz, é necessário que caminhemos pela perspectiva da experiência, só aprenderemos a viver a paz, a partir do momento  tivermos não somente os conhecimentos referentes a cultura da paz, mais também as vivências (ações) necessárias  e apropriadas que possibilitem a ampliação da percepção da paz como uma nova possibilidade para resignificar as nossas formas de viver.

Esta será a primeira publicação com exercícios que sugiro como possibilidade de harmonização no nível pessoal, social e ambiental. 

Mentalização

-   Relaxe e respire profundamente, fazendo contato consigo mesmo;
-  Procure lembrar-se de uma situação muito conflituosa e desafiadora vivenciada;
-   Então imagine uma tela mental, como se fosse uma tela de cinema;
-    Sente-se de frente para esta tela;
-    Projete esta situação na tela e assista  do início ao fim;
-    Observe o seu comportamento mediante situação;
-   Faça perguntas a si mesmo, sem julgamentos, mantendo um  diálogo com o que foi visto, por exemplo: Como a situação começou?  Por que começou e quais fatos a desencadearam? Para que vivenciei tal situação? Como poderia ser evitada? Como foi resolvida? O que se aprendeu dela?, etc.;
- Procure agora compreender se suas atitudes foram pela negociação, enfim, por métodos pacíficos ou agressivos e violentos;
-  Agora procure procure visualizar a mesma cena de forma diferente, projetando a solução e o modo pacífico e amoroso que você gostaria que fosse resolvido, lembrando-se sempre do respeito mútuo (colocando-se no lugar do outro);
-   Após a visualização positiva, respire profundamente e abra os olhos lentamente, sentindo todo o ambiente em que você se encontra no momento do exercício.

Bom exercício!

E toda vez que tiver uma situação desafiadora na sua vida, faça uso desta e de outras mentalizações que você com certeza conseguirá uma harmonia maior e boas possibilidades de resolução positiva de conflitos.

Esta mentalização também pode ser feita em situações conflituosas e desafiadoras que você terá que enfrentar em um momento futuro, é só visualizar bem antes com a força da vontade,  os aspectos pacíficos e positivos  que você gostaria que se realizasse mediante situação.

Nunca esqueça que o "tempo" será o nosso grande companheiro na prática destes exercícios, nunca esquecendo que o caminho para a paz é a aprendizagem, errou, não conseguiu num primeiro momento, tenta mais algumas vezes e no momento propício você conseguirá... É com os erros que aprendemos, pensemos então,  se tudo na vida fosse certo, correto, perfeito,  nós  teríamos necessidade da aprendizagem?

Muita paz!

2 comentários:

Edu O. disse...

Jai, meu amigo, tenho precisado muito de exercícios desses. Obrigado.

Jaiartes disse...

Irei publicar mais alguns meu amigo, precisamos todos nós! São oportunidades de aprendizagem para sermos nós mesmos e aprendermos a lidar com os outros e a sociedade que insiste em nos maltratar, padronizar e vilipendiar.