A Tolerância pode e deve ser um dos valores trabalhados na escola e fora dela, de acordo à perspectiva da Educação para a Cultura da Paz e Não-Violência Ativa. Sabemos que a condição humana caracteriza-se pela diversidade, mas basta observar mais atentamente a nossa sociedade, para percebermos que a intolerância em relação ao “outro” continua a causar, dia após dia, grande sofrimento. Indivíduos e comunidades inteiras são atacados constantemente e sempre são alvos de violência, devido à dificuldade da humanidade de aceitação da diversidade (diferença), em sua origem étnica, religião, sexual, nacionalidade, etc.
Com isso, o Dia Internacional para a Tolerância foi instituído pela ONU, como sendo o dia 16 de Novembro de cada ano, em reconhecimento à Declaração de Paris, assinada no dia 12 deste mês, em 1995, tendo 185 Estados como signatários. Foi instituído pela Resolução 51/95 da UNESCO.
A Declaração da ONU fez parte do evento sobre o esforço internacional do Ano das Nações Unidas para a Tolerância. Nela os estados participantes reafirmaram a "fé nos Direitos Humanos fundamentais" e ainda na dignidade e valor da pessoa humana, além de poupar sucessivas gerações das guerras por questões culturais, para tanto devendo ser incentivada a prática da tolerância, a convivência pacífica entre os povos vizinhos.
Foi então evocado o dia 16 de Novembro, quando da assinatura da constituição da UNESCO em 1945. Remetia, ainda, à Declaração Universal dos Direitos Humanos que afirma:
- Todas as pessoas têm direito à liberdade de pensamento, consciência e religião (Artigo 18);
- Todos têm direito à liberdade de opinião e expressão (Artigo 19);
- A educação deve promover a compreensão, a tolerância e a amizade entre todas as nações, grupos raciais e religiosos (Artigo 26).
"Somos uma unidade na diversidade", conscientizar-se desse princípio é a chave para a aprendizagem da tolerância no nosso dia-a-dia, este valor humano tão importante nos dias de hoje, necessita ser trabalhado todos os dias e não somente nesta data simbólica.
Muita paz!
Fonte: Wikipédia/ ONU/UNESCO
Nenhum comentário:
Postar um comentário