29 dezembro 2011

FELIZ ANO NOVO! FELIZ TRANS-FORMA-AÇÃO!


“Somos a transformação que queremos no mundo.”
Mahatma Gandhi
 

Abro espaço para esta publicação não só para desejar um Ano Novo cheio de realizações nas práticas da paz, do amor, do bem, do belo e do verdadeiro, como também para anunciar que 2012 será marcado como o "ano das ações", das atitudes proativas e afirmativas, no campo da prática.

Embora a promoção de  ações sejam importantes no ano vindouro, não podemos esquecer e ou negligenciar  os aspectos dos conhecimentos (teóricos), pois estes serão sempre necessários, não só para dar base  de sustentação a quaisquer projetos que estejamos imaginando e criando, como também para  nos ajudar no processo de libertação da ignorância, do medo, do egoísmo e de outros atavismos.

A palavra "ação" vem do verbo "agir" que significa: o estado ou processo de agir ou de fazer; , um ato ou algo feito ou realizado; atividade organizada para atingir um objetivo; a causa de uma mudança pelo exercício de poder ou de um processo natural; um movimento ou uma série de movimentos, a partir de um ato; uma a atividade vigorosa; um comportamento ou conduta; uma série de eventos e episódios que formam a trama de uma história, etc.

Toda ação feita de bom coração será bem-vinda! Por isso sugiro que cada um de nós crie e  inclua em nossa programação e na listas de objetivos para 2012, alguma ação importante para ajudarmos na construção da Cultura da Paz e Não-Violência Ativa.

Esta ação pacífica e pacifista (nunca passiva) poderá ser desde uma ação simples até uma complexa, desde que seja dentro das nossas reais possibilidades e da melhor forma que pudermos realizar, em casa com a família, no trabalho, na vizinhança, na comunidade, com a natureza, etc.

O mais importante é que no processo da construção da Cultura da Paz, a  ação pensada  deverá  produzir ou pelo menos  impulsionar  alguma  trans-forma-ação em nosso comportamento (vida) e  ou levar as  pessoas ao nosso redor  a  refletirem sobre a importância da mudança e das suas possibilidades de realização,  para que assim, possamos vislumbrar  novas formas de convivência e  viver com uma melhor qualidade de vida.

Já a palavra "transformação" vem do verbo "transformar" que significa: ato ou efeito de transformar (se); dar (nova) forma; converter; mudar;  transfigurar;  metamorfosear; transmudar; transmutar, resignificar, etc.

Como transformar é algo bem mais complexo e profundo do que imaginamos, que exige de nós um processo de aprendizagem,  não podemos deixar de lançar mão do tempo, pois mudar implica alteração das características mais relevantes das coisas e das situações e não somente uma modificação superficial e simplista para maquiar a realidade.

Portanto, se queremos realmente  um mundo melhor, mais  humano,  ético, feliz, pacífico e  amoroso;  menos violento, desvairado e agressivo  precisaremos dedicar nosso precioso tempo neste desafio, emulando ações transformadoras, sejam elas de opinião, de comportamento, de vida pessoal, social e ambiental...

Não esquecendo que todo processo de trans-forma-ação deve ser progressivo e contínuo, não podemos pensar que acontecerá da noite para o dia. A cada dia devemos nos esforçar para vivermos uma vida melhor (acertando-errando, mas sempre compreendendo(se), perdoando (se), amando (se).

E para concluir, é necessário que utilizemos mais a Arte, com todo o seu poder transformador em nossa vidas para que possamos (re) criar  e  (re) inventar novas possibilidades de viver a vida com paz, amor, beleza, bondade, caridade,  felicidade, verdade, ética, otimismo, gentileza...

Veja então, o clipe da canção "Tempo Rei" de Gilberto Gil, onde o tempo é simbolizado como um importante instrumento para nos ajudar a transformar as velhas formas do viver, clique no link abaixo:


http://www.youtube.com/watch?v=CTJdrLuNVzQ


Feliz Ano Novo, repleto de ações, tras-forma-ções e realizações!

Muita paz!

27 dezembro 2011

MEDITAÇÃO PELA PAZ MUNDIAL

TERMINE O ANO COLABORANDO COM A PAZ DO MUNDO!

E COMECE O PRÓXIMO PROJETANDO UMA AÇÃO INDIVIDUAL E OU COLETIVA PARA A CONSTRUÇÃO DA CULTURA DA PAZ!


 


 
UMA DAS FORMAS DE CONSTRUIR A CULTURA DA PAZ  É ACESSARMOS INDIVIDUALMENTE E OU EM GRUPO O CAMPO DE RESSONÂNCIA MÓRFICA DA PAZ,  E É ATRAVÉS DA MEDITAÇÃO QUE CONSEGUIREMOS ESTE ACESSO!

NESTE DIA ESPECIAL (31/12 - ÀS 10H) ONDE ESTIVERES (EM CASA, NA RUA, NO TRABALHO, NO LOCAL DO ENCONTRO, CASO POSSA IR), NÃO IMPORTA O LUGAR, BASTA APENAS QUE VOCÊ USE TODA A SUA VIBRAÇÃO PARA A PAZ: RESPIRE, SILENCIE, PENSE, MENTALIZE, REFLITA, SINTA..., COLABORANDO COM A SUA ENERGIA PARA A PAZ DO MUNDO!

TODOS SOMOS POTÊNCIAS DE PAZ!

FELIZ ANO NOVO!

MUITA PAZ

23 dezembro 2011

FELIZ NATAL PARA OS QUERIDOS LEITORES!



"Senhor, que és o céu e a terra, que és a vida e a morte! O sol és tu e a lua és tu e o vento és tu! Tu és os nossos corpos e as nossas almas e o nosso amor és tu também. Onde nada está tu habitas e onde tudo está - (o teu templo) - eis o teu corpo.

Dá-me alma para te servir e alma para te amar. Dá-me vista para te ver sempre no céu e na terra, ouvidos para te ouvir no vento e no mar, e mãos para trabalhar em teu nome.

Torna-me puro como a água e alto como o céu. Que não haja lama nas estradas dos meus pensamentos nem folhas mortas nas lagoas dos meus propósitos. Faze com que eu saiba amar os outros como irmãos e servir-te como a um pai.

[...]

Minha vida seja digna da tua presença. Meu corpo seja digno da terra, tua cama. Minha alma possa aparecer diante de ti como um filho que volta ao lar.

Torna-me grande como o Sol, para que eu te possa adorar em mim; e torna-me puro como a lua, para que eu te possa rezar em mim; e torna-me claro como o dia para que eu te possa ver sempre em mim e rezar-te e adorar-te.

Senhor, protege-me e ampara-me. Dá-me que eu me sinta teu. Senhor, livra-me de mim."


Natal é a data para comemorarmos e refletirmos sobre o maior modelo e guia da Humanidade, o Mestre Jesus, em seu magnífico nascimento. Ele veio para este mundo acompanhado pela luz guia para ser orientado e  nos orientar  com todos os seus ensinamentos nas práticas do bem, do belo, da verdade, da caridade,  da paz  e  do amor,  é o nosso melhor e maior exemplo de como devemos agir em prol pela paz do mundo.

Jesus exaltou a harmonia da criatura perante a vida, o autoconhecimento, autoburilamento e   a  autotransformação como possibilidades de  aprendizagem  consciente para  a aquisição da  paz e do amor (Deus acima de todas as coisas = Paz com a Vida e a Natureza; o Próximo = Paz Social; como a Si Mesmo = Paz Pessoal).

A paz e o amor são o foco, a tônica para uma vida mais feliz, o maior presente que Ele nos deu e também, os presentes que devemos realmente oferecer aos nossos irmãos em humanidades. Então, que sejamos seres humanos melhores em 2012 e que neste Natal  possamos ser um grande presente para nós mesmos e para Jesus, investindo mais tempo e energia em nossas motivações interiores ( na satisfação da alma) e menos nas exteriores (satisfação dos sentidos.  

E como foi bem dito na oração "Senhor, livra-me de mim", no sentido de que o Grande Mestre nos ajude com sua luz  para que nos libertemos de nossas imperfeições, das más tendências, das paixões inferiores, dos prazeres egoícos, do orgulho, dos boicotes, dos vícios e hábitos perniciosos, da luta pelo poder, das ilusões do mundo, da fantasia da separatividade... enfim, dos nossos comportamentos desarmônicos que atrapalham a nossa existência e dos desencontros com a nossa essência divina.

Que possamos reencontrar e retornar à nossa essência divina, a nossa verdadeira natureza que é espiritual, aceitando e assumindo a vida com todas as suas possibilidades e responsabilidade; Conscientes de si e da realidade, buscando sempre um sentido para a vida  e o compromisso com a realização e cumprimento de nossas tarefas evolutivas, para que não nos boicotemos e nem a  destruamos em suas ricas oportunidades de ensino e aprendizagem.

Desejo para todos um Natal repleto de luz e mais vida para a nossa vida!

Clique no link abaixo e delicie-se com uma fantástica interpretação de Maria Bethânia para esta bela prece:

18 dezembro 2011

EXERCÍCIO PARA A PAZ 3


Técnicas de Respiração para a Paz



Você já parou para observar a sua respiração? 

Se você respondeu sim, provavelmente você respira bem; Mas se você respondeu não, é bom parar um pouquinho e perceber que você e a maioria de nós respiramos de forma errada.

A respiração correta garante maior saúde física, emocional, mental e espiritual. A respiração, segundo Marilu Martinelli, em seu livro Educação em Valores Humanos, "É vida, pois nosso organismo se nutre da força vital contida na corrente eletromagnética da respiração. Sem a respiração o corpo fenece, a mente não funciona e a consciência que se expressa através do corpo, mente e espírito cessa de manifestar-se na forma física".

O uso correto da respiração ajuda-nos em todos os sentidos, principalmente  no melhor desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem, quanto melhor for a respiração dos nossos educandos e também a nossa , melhor será o desempenho de todos, tanto na orientação e  assimilação dos conhecimentos, quanto na relações (intra) interpessoais.

Segundo o médico David Frowley, ratificando a colocação explicitada anteriormente por Martinelli : "Nossa energia vem, basicamente, da respiração (...) Se o cérebro não recebe a quantidade certa de oxigênio, não temos a energia vital suficiente para nos desenvolver e mudar".

A energia vital é a força que nos impulsiona  para à vida e nos dá disposição para as ações cotidianas, se queremos potencializar esta energia e contribuir para alcançar e manter a nossa saúde e bem-estar, necessitamos investir nosso tempo neste tipo de exercício. 

Por isso, para que  possamos  respirar de forma adequada, é necessário distinguir que a respiração pode ser feita duas formas:

  • A Respiração Diafragmática (lenta, longa, profunda, constante e ritmada): é quando respiramos corretamente, utilizamos o diafragma, que é um músculo que fica situado entre a cavidade torácica e a abdominal; melhorando a saúde física, mental e emocional, ajudando a eliminar o estresse, a ansiedade, a melhorar a concentração e o sono,  a purificar as células, a eliminar toxinas, a oxigenar melhor o cerébro e a melhorar a aprendizagem, elevando o estado de consciência para dar maior sensação de paz;
  • A Respiração Torácica (incompleta, curta, fracionada, instável e inconstante): é quando não respiramos com toda a nossa capacidade, utilizamos somente a parte superior do abdomem e assim comprometenos a nossa sáude física, mental e emocional, dificultando a eliminação de toxinas do organismo (intoxicação celular), provocando tensão musculares, acúmulo de gases, dor de cabeça, ansiedade, estresse, agitação, sonolência, cansaço, indisposição, doenças cardiovasculares e respiratórias, etc.  

Você sabia que respirar com consciência dá maior sensação de paz?
A paz, para se estabelecer  nos níveis: pessoal, social e ambiental necessita que seja aprendida, exercitada e conscientizada; sem consciência de si, da realidade e do mundo, não é possível construir a paz;  Então para utilizarmos nossa energia vital de forma a potencializar as nossas realizações e contribuir para a paz consigo próprio, com os outros e com a natureza, faz-se necessário respirar conscientemente.

Pois bem, respirar com consciência  é colocar a atenção no movimento do ar entrando e saindo do pulmão, respirando lenta e profundamente sempre que sentir necessidade. Separe uns dez minutos do seu dia, não importa o horário, o local, a situação - pode ser, inclusive, no pico de uma situação superestressante e começe a exercitar!


Técnica de Respiração Consciente para a Paz:

1.
Sente-se de forma confortável, com a coluna reta, para que a energia flua.;
2. Respire (inspire) profundamente, prenda o ar e expire lentamente;
3. Preste atenção no ritmo em que o ar entra e sai dos pulmões.
4. Aos poucos, vá controlando este intervalo, até que ele se torne bem espaçado;
5. Tente contar até dez enquanto inspira e, depois, quando solta a respiração, ou você pode utilizar algum tipo de mantra, como: "Eu sou Paz!" / "Aquieta-te e sabe: Vos sóis Deus!", etc;
6. Respita a operação quantas vezes for necessária, até que você sinta seu ser equilibrado e relaxado.

Quanto mais prolongadas as inalações, maior é a probabilidade de você fortalecer todo o seu corpo, controlar as emoções, acalmar a mente e fortalecer o espírito. Com isso, as preocupações, os medos, as atitudes depressivas, etc; por mais terríveis que sejam, acabam amenizadas, já que a energia passa a circular melhor por todo o organismo proporcionando bem-estar. Não se assuste caso venha a sentir um pouco de tontura, a sensação é normal, isso ocorre devido a falta de uma respiração correta e ao excesso de oxigênio que, de repente, passa a percorrer o organismo. 

Outras atividades auxiliares também podem ser associados em busca de melhorias na respiração, o esporte também pode ser um grande aliado, como natação, caminhada, futebol, etc; além d e outros exercícios alternativos como: RPG, pilates, acunpultura, meditação, yoga, etc.


Bom exercício respiratório e muita paz!!!