29 dezembro 2011

FELIZ ANO NOVO! FELIZ TRANS-FORMA-AÇÃO!


“Somos a transformação que queremos no mundo.”
Mahatma Gandhi
 

Abro espaço para esta publicação não só para desejar um Ano Novo cheio de realizações nas práticas da paz, do amor, do bem, do belo e do verdadeiro, como também para anunciar que 2012 será marcado como o "ano das ações", das atitudes proativas e afirmativas, no campo da prática.

Embora a promoção de  ações sejam importantes no ano vindouro, não podemos esquecer e ou negligenciar  os aspectos dos conhecimentos (teóricos), pois estes serão sempre necessários, não só para dar base  de sustentação a quaisquer projetos que estejamos imaginando e criando, como também para  nos ajudar no processo de libertação da ignorância, do medo, do egoísmo e de outros atavismos.

A palavra "ação" vem do verbo "agir" que significa: o estado ou processo de agir ou de fazer; , um ato ou algo feito ou realizado; atividade organizada para atingir um objetivo; a causa de uma mudança pelo exercício de poder ou de um processo natural; um movimento ou uma série de movimentos, a partir de um ato; uma a atividade vigorosa; um comportamento ou conduta; uma série de eventos e episódios que formam a trama de uma história, etc.

Toda ação feita de bom coração será bem-vinda! Por isso sugiro que cada um de nós crie e  inclua em nossa programação e na listas de objetivos para 2012, alguma ação importante para ajudarmos na construção da Cultura da Paz e Não-Violência Ativa.

Esta ação pacífica e pacifista (nunca passiva) poderá ser desde uma ação simples até uma complexa, desde que seja dentro das nossas reais possibilidades e da melhor forma que pudermos realizar, em casa com a família, no trabalho, na vizinhança, na comunidade, com a natureza, etc.

O mais importante é que no processo da construção da Cultura da Paz, a  ação pensada  deverá  produzir ou pelo menos  impulsionar  alguma  trans-forma-ação em nosso comportamento (vida) e  ou levar as  pessoas ao nosso redor  a  refletirem sobre a importância da mudança e das suas possibilidades de realização,  para que assim, possamos vislumbrar  novas formas de convivência e  viver com uma melhor qualidade de vida.

Já a palavra "transformação" vem do verbo "transformar" que significa: ato ou efeito de transformar (se); dar (nova) forma; converter; mudar;  transfigurar;  metamorfosear; transmudar; transmutar, resignificar, etc.

Como transformar é algo bem mais complexo e profundo do que imaginamos, que exige de nós um processo de aprendizagem,  não podemos deixar de lançar mão do tempo, pois mudar implica alteração das características mais relevantes das coisas e das situações e não somente uma modificação superficial e simplista para maquiar a realidade.

Portanto, se queremos realmente  um mundo melhor, mais  humano,  ético, feliz, pacífico e  amoroso;  menos violento, desvairado e agressivo  precisaremos dedicar nosso precioso tempo neste desafio, emulando ações transformadoras, sejam elas de opinião, de comportamento, de vida pessoal, social e ambiental...

Não esquecendo que todo processo de trans-forma-ação deve ser progressivo e contínuo, não podemos pensar que acontecerá da noite para o dia. A cada dia devemos nos esforçar para vivermos uma vida melhor (acertando-errando, mas sempre compreendendo(se), perdoando (se), amando (se).

E para concluir, é necessário que utilizemos mais a Arte, com todo o seu poder transformador em nossa vidas para que possamos (re) criar  e  (re) inventar novas possibilidades de viver a vida com paz, amor, beleza, bondade, caridade,  felicidade, verdade, ética, otimismo, gentileza...

Veja então, o clipe da canção "Tempo Rei" de Gilberto Gil, onde o tempo é simbolizado como um importante instrumento para nos ajudar a transformar as velhas formas do viver, clique no link abaixo:


http://www.youtube.com/watch?v=CTJdrLuNVzQ


Feliz Ano Novo, repleto de ações, tras-forma-ções e realizações!

Muita paz!

Nenhum comentário: