06 janeiro 2012

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA PARA A PAZ 4


              "Recuperar a unidade perdida significa reconquistar a paz"  Pierre Weil

Este importante livro de Pierre Weil, grande trabalhador da construção e divulgação da Cultura da Paz, abre espaço para refletirmos sobre a Educação para a Paz.

Em suas páginas, inicialmente, Weil fala sobre a complexidade da vida e da fragmentação imposta pelas ciências frente aos conhecimentos adquiridos pela humanidade, com a necessidade de retornar ao universal, à globalidade; para isso a educação para a paz seria o caminho integrando-se à arte de viver, assunto que também é de complexidade infinita e requer um tratamento holístico.

Ele alerta sobre o crescente interesse da humanidade pela mudança de uma realidade de guerra e violência por uma de paz, com  de indivíduos que rejeitam a fragmentação da vida que nos foi imposta ao longo de cinco séculos de império absoluto da razão.

E neste período de transformação nasceria uma nova percepção das coisas, que buscaria restituir a unidade ao conhecimento, com o objetivo de atingir a sabedoria e a plena consciência. Essa nova percepção é também chamada de “visão holística”.

Com esta visão holística, a Educação  para a Paz  deverá ser transdisciplinar e interculturalo encontro entre a ciência moderna, os estudos transpessoais e as tradições espirituais, devendo começar pelos próprios educadores, onde o exemplo de sua paz interior e da sua habilidade para irradiá-la e desenvolvê-la permitirá que  orientemos sem imposições os nossos educandos em seu processo individual de conscientização para a paz e das possíveis mudanças nos níveis: pessoal, social e ambiental. 

Com isso, um dos principais objetivos deste livro é indicar aos educadores os meios pelos quais, eles alcançarão a transformação da sua própria consciência e a dos seus alunos, sugerindo dados teóricos e recomendações que possam ser transformadas em planos de ação pedagógica.

Assim, cada exposição teórica será acompanhada de uma orientação metodológica que auxilie o educador a desenvolver ou despertar o sentimento pela paz.

Este livro não é um manual  com  teorias definitivas,  Weil sugere uma alternância entre estudo teórico e experiências vividas, confrontando o conteúdo deste manual com a sua prática e percebendo os conselhos que a vivência escolar lhe dá, só depois, retornar para o intelecto e tirar as próprias conclusões sobre o que é importante ou não como método. 


Neste link abaixo você terá um resumo comentado do livro:


Neste outro link você encontrará o texto do livro na íntegra para leitura, mas sugerimos que compre o livro fisicamente:

Boa Leitura!

Muita paz

Nenhum comentário: