27 janeiro 2011

MESTRE DA PAZ 5

Fonte: Site oficial de Pierre Weil

Pierre Weil, nasceu na cidade de Estrasburgo, em 16 de abril de 1924 e faleceu na cidade de Brasília, em 10 de outubro de 2008) foi um conhecido educador e psicólogo francês residente no Brasil. Escreveu  cerca de 40 livros, em várias áreas científicas.

Foi um dos maiores defensores da paz e da harmonia entre os homens e com o meio-ambiente, o seu interesse a respeito do preço da paz e do peso das fronteiras se deu desde a infância, devido à sua condição de alsaciano, viveu em meio aos conflitos políticos entre França e Alemanha, simultaneamente confrontando-se com conflitos religiosos em sua própria família.

Em 1987 fundou e foi reitor da Unipaz - Universidade Holística Internacional, sediada em Brasília. A UNIPAZ, criada por ele a pedido do então Governador do Distrito Federal, José Aparecido de Oliveira. A união da Universidade Holística Internacional com a Fundação Cidade da Paz tinham o propósito de difundir a Cultura da Paz.

Visitem o Site Oficial de Pierre Weil, para conhecer melhor a sua biografia:

http://www.pierreweil.pro.br/Biografia.htm

19 janeiro 2011

PARA EDUCAR É PRECISO TER PAZ(CIÊNCIA)

NOVA LEI - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, quando ainda em exercício, encaminhou para o Congresso Nacional o projeto de lei que coíbe a prática do castigo físico. Para se tornar lei, ainda tem de ser aprovado pelo Legislativo e voltar para a sanção da nova  presidente Dilma Rousseff, o que só deverá acontecer agora em 2011.

Numa sociedade pacífica ou pacificada esta lei não teria sentido, mas, como a nossa ainda caminha a passos lentos no processo de desenvolvimento da Cultura da Paz, esta lei passa ser aceitável. Quando nos conscientizarmos de que educar é orientar, não precisaremos mais ter que proteger a integridade física, emocional, moral, psicológica, etc... protegida por uma lei específica.

Vamos ficar atentos a este processo, pois o foco da medida é garantir ao menor de idade o direito de ser educado sem o uso de castigos corporais por parte dos pais ou responsáveis. Hoje, o ECA (Lei 8.069) condena maus tratos contra a criança e o adolescente, mas não define se os maus tratos seriam físicos ou morais.

O artigo 18 da nova lei define "castigo corporal" como "ação de natureza disciplinar ou punitiva com o uso da força física, que resulte em dor ou lesão à criança ou adolescente." Para configurar a agressão, é necessário que haja testemunhas. A pena para os infratores é advertência, encaminhamento para programas de proteção à família e para tratamento psicológico.

 

Veja a notícia completa no link abaixo:


http://br.noticias.yahoo.com/s/09092010/25/entretenimento-educar-preciso-paciencia.html


O que você pensa sobre esta nova lei? Informe-se melhor sobre o assunto e poste a sua opinião fazendo um cometário!



01 janeiro 2011

DIA MUNDIAL DA PAZ E DA CONFRATERNIZAÇÃO UNIVERSAL!



Você sabe que hoje, 1ª de janeiro (2011) comemoramos o dia Mundial da Paz e o dia da Confraternização Universal?

O "Dia Mundial da Paz", inicialmente chamado de "Dia da Paz" foi criado pelo Papa Paulo VI em 1967, para que fosse celebrado pelos verdadeiros amigos da Paz, independente de credo, raça, posição social ou econômica, sempre no primeiro dia do ano civil (1ª de janeiro), a partir do ano de 1968.

Só em em 30 de novembro de 1981 é que a ONU (Organização das Nações Unidas) decretou 1ª janeiro como o Dia da Confraternização Universal e consequentemente, o Dia Internacional da Paz. O objetivo foi criar uma data de cessar-fogo nas guerras e de não-violência em todo o mundo, é  também uma data simbólica, para que as pessoas não apenas pensem na paz, mas que façam algo ou alguma coisa concretamente para promover a paz e a união entre os povos.

Em uma época de tantos conflitos, de tanta desigualdade e sofrimento, o novo ano surge como uma possibilidade de fazermos tudo diferente, ou seja, tudo novo de novo! Não poderia haver data melhor, a cada ano que começa é como se zerássemos tudo e começassemos de novo.

Tudo que se refere a nossa saúde, o nosso bem-estar e a nossa qualidade de vida, nesta data e em cada dia do ano que se segue, pode e deve ser reflexionado e ressignificado e  sobretudo, transformado. Devemos assumir a consciência plena de nós mesmos, de que somos "Potência de Paz", das nossas ações e posturas cotidianas, aprendendo sempre a discernir e a escolher entre as situações de harmonia e desarmonia, sendo que estas são as condições essenciais  para a conquista da paz.

A Paz é possível? Sei que cada um de vocês, terão uma resposta dentro do seu processo de experiência de vida, de acordo com as convicções que tenho e  da experiência  do trabalho com a Educação para a Paz, afirmo para vocês que sim, pois segundo Ruth Brasil e Roberto Assagioli "ela encontra-se no núcleo do nosso Ser, a espera de ser despertada e o Ser Maior, em nós mesmos, vibrando na Paz, só poderá ser reconhecido pela consciência se aprendermos a entrar em estado de paz em todos os níveis, através da harmonia interior". 

Como já disse em uma publicação precedente, a paz pode ser realizada em várias dimensões e aspectos das nossas vidas. Basta apenas que a tenhamos como foco e meta de no sentido da escolha, da disponibilidade e da luta. Além da paz mundial (ambiental) e da paz social, precisamos também nos educar inicialmente e concomitantemente para a paz pessoal, em nossas relações, como exercício de aprendizagem constante, cultivando a paz no mental, no emocional, no físíco, no vital e no espiritual.

Pensando nesta proposta de promoção e divulgação da Cultura da Paz, é que convoco todos os leitores deste Blog, não só os educadores, educandos, como toda a sociedade para pensar não só na comemoração que é importante também, mas em todas as possibilidades de realização para a implementação desta tão necessária Cultura da Paz.