Ocorreu um erro neste gadget

15 maio 2011

12 DE MAIO - DIA DA FAMÍLIA

Fonte: Família da Paz de Bina Rikari

Você sabe qual é a responsabilidade das famílias para  a harmonia do desenvolvimento evolutivo das nossas crianças?

No dia 12 de maio foi comemorado o Dia da Família, como todas as datas, este dia especial deve ser comemorado todos os dias, pois a família é o primeiro e também um dos mais importantes contextos sociais que existem no processo de existência da vida humana.

É no seio familiar que aprendemos a dar os primeiros passos nos caminhos da vida, é a nossa primeira escola, sendo que, de acordo as referências, valores e cuidados que nossas crianças e jovens recebem, este caminho poderá ser de paz, amor, saúde e felicidade e ou de desarmonia, desequilíbrio e tristeza.

Assim como a escola,  a família também é um lugar de aprendizagem e quanto mais valores positivos e éticos aprendermos neste contexto, mais facilmente compreenderemos o significado da vida.

Para que uma criança cresça como um adulto saudável, é preciso compreender que todo pai e toda mãe responsável, antes de colocar um filho no mundo, devem saber que os primeiros 6 anos na vida de um indivíduo são fundamentais para  a sua constituição. Segundo pesquisadores da área de psicologia, para que uma criança  se desenvolva saudavelmente, estas necessitam ser estimuladas a todos os tipos de experiências, naturais, criativas e educativas. 

É justamente nesta fase que se dá o desenvolvimento cerebral, que servirá de base para o desenvolvimento psico-afetivo e social; daí podemos dizer que a formação da personalidade, a individualidade, o caráter do indivíduo e a internalização de valores, quando bem orientados nesta fase é que definirão a evolução e o equilíbrio dos futuros adolescente e adultos.

Segundo Joanna de Ângelis/Divaldo Franco, em seu livro Vida Feliz, todas as crianças necessitam de oportunidades e de amor para lograrem o triunfo, claro que de uma vida feliz e com paz.

Quanto mais oportunidades nossas crianças (claro que com equilíbrio) estiverem expostas mais rico será o seu desenvolvimento evolutivo.  É importante lembrar que toda criança, ou seja todo indivíduo é uma "potência de paz", a espera de ser despertada e trabalhada, segundo Assagioli/Mesquita, a paz reside em nosso interior, no núcleo do nosso ser mais profundo, então, se queremos desenvolver nas escola da vida indíviduos mais proativos, criativos e pacíficos,devemos investir numa educação relacionada com as propostas de desenvolvimento da construção da Cultura da Paz e Não-Violência Ativa.  

Ser pai e ser mãe é uma grande reponsabilidade e constituir uma família mais ainda,  nossos filhos ainda segundo Ângelis /Franco são empréstimos de Deus, que nos foi concedido para educarmos e que um dia teremos que prestar contas...especialmente com as nossas consciências.

Portanto, cada ente familiar deve ser um grande exemplo de boa conduta e de paz para nossas crianças. Todos devemos nos esforçar para transformar o lar em um espaço rico de experiências criativas, positivas, agradáveis e pacíficas.

Desejo que todas as famílias aprendam a arte de viver a vida com paz e que ajudem todas as nossas crianças a desenvolverem as suas potencialidades amorosas e pacíficas para que possam também contribuir para a construção de um mundo melhor.  

Participe do teste "Você participa da educação do seu filho?", elaborado pelo site Educar para Crescer da Abril e descubra como contribuir para a educação dos mesmos, clique no link abaixo:

http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/testes/voce-participa-da-vida-escolar-do-seu-filho.shtml

Nenhum comentário: