30 maio 2011

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA DA PAZ 1


LIVRO: REFLEXÕES SOBRE A PAZ. RUTH BRASIL MESQUITA, PELO ESPÍRITO DE ROBERTO ASSAGIOLI. EDIÇÕES PROPAZ; 6ª EDIÇÃO; SALVADOR-BA, 2009.

O LIVRO DESTACA QUE TODOS NÓS SOMOS POTÊNCIAS DE PAZ E AJUDA-NOS COM ORIENTAÇÕES PRÁTICAS E TEÓRICAS A DESPERTAR E A PERCEBER ESTA  POTENCIALIDADE PARA QUE ASSIM POSSAMOS CONTRIBUIR DESTE MODO COM A CONSTRUÇÃO DA CULTURA DA PAZ.

AINDA SEGUNDO OS AUTORES, A PAZ É O SEU FUTURO, É O NOVO, É O ATUAL. É ENFIM, A RAZÃO DE VIVER MAIS REALIZADORA, PORQUE A PAZ É A CHAVE PARA ELEVAÇÃO DE TODOS NÓS QUE ABRIMOS AS PORTAS DA NOVA CONSCIÊNCIA DE SER HUMANO - POTÊNCIA DE PAZ! 

ESTA É A PRIMEIRA PUBLICAÇÃO, COM DESTAQUE PARA LIVROS QUE SERVIRÃO COMO REFERÊNCIA PARA ESTUDOS APROFUNDADOS SOBRE A PAZ E A CONSTRUÇÃO DA SUA CULTURA, PAULATINAMENTE IREI DIVULGANDO MUITOS OUTROS, POIS A LITERATURA SOBRE A TEMÁTICA É EXTENSA.

BOA LEITURA E MUITA PAZ! 

26 maio 2011

MOBILIZAÇÃO PARA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

Ela disse tudo o que cada um professor gostaria de dizer! Estamos cansados com tanto descaso e com excessso de responsabilidade em nossas costas. O problema do Rio Grande do Norte é a realidade de todo o Brasil, o grande problema da educação brasileira é a burocracia e a descontinuidade dos projetos educacionais por conta dos nossos pseudo-políticos. Educação é um direito e dever de todos! Acorda Brasil,  lutemos todos por uma educação de qualidade!

VEJAM O EXCELENTE DISCURSO DA CORAJOSA PROFESSORA AMANDA GURGEL, CLIQUE NO LINK ABAIXO:



Enquanto politicagem "bem-intencionada" estiver manipulando a educação, por conta de interesse mesquinhos e perversos para manter esta estrutura de corrupção e bandalheira, nunca teremos uma educação de qualidade.

Não sejamos ingênuos e não aceitemos discursos de quem diz saber sobre educação, quem sabe somos nós que tentamos orientar da melhor forma que podemos  os nossos queridos  educandos no desafio que é o nosso cotidiano escolar, com tantas dificuldades e operando muitas vezes milagres, porque falta tudo e  temos que muitas vezes trabalhar três turnos para poder sustentar nossas famílias e sobreviver dignamente. Claro que mediante contexto, não sejamos hipócritas, educar qualitativamente e dignamente é quase que impossível.

Um país só avançará e poderá ser considerado um país do futuro com uma educação de qualidade e não de quantidade. Nunca teremos uma educação de qualidade, mediante contexto vivenciado, enquanto eles estiverem administrando pensando em interesses próprios e enquanto nós educadores, pais de alunos, alunos e toda a população não se indignar e manifestar e exigir o que nos é de direito, nada mudará... 

Educação é um direito de todos e educação de qualidade também, tá lá na constituição Lei 9.304 de 20 de dezembro de 1996, denominada de Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

Não é possível mais silenciarmos em relação a má qualidade da educação brasileira, o mal toma conta do mundo como bem disse Luther King, por conta da omissão e do silêncio daqueles de se dizem bons.

Revolucione-se pacificamente pela nossa educação, pela sua qualidade. Armas no chão e flores nas mãos, porque quem sabe faz a hora não espera acontecer! 

Mais uma vez,  deixo aberto o espaço para sugestões (comentários) de como poderemos nos mobilizar para engendrar esforços para a luta, não podemos deixar de compreender que paz é luta e nunca ação inerte e acomodatícia!

Paz para todos!

24 maio 2011

CAMPANHA RESPEITO AO PROFESSOR

SERÁ QUE NÓS EDUCADORES MERECEMOS O RESPEITO DE TODOS OS CIDADÃOS BRASILEIROS?



PAZ E RESPEITO CAMINHAM JUNTOS E NÓS PROFESSORES MERECEMOS SER RESPEITADOS NÃO SÓ COMO PROFISSIONAL IMPORTANTE PARA O AVANÇO DA EDUCAÇÃO E DO PAÍS, MAS,  TAMBÉM COMO CIDADÃO MERECEDORES DE CONSIDERAÇÃO, JUSTIÇA E DE DIGNIDADE.

O RESPEITO É UM VALOR HUMANO E SOCIAL E DEVE SER INCENTIVADO POR TODOS PARA QUE SE CONSTRUA A PAZ NA ESCOLA E FORA DELA. A BOA CONVIVÊNCIA DEVE SER ESTIMULADA E DIVULGADA ENTRE TODOS OS ENVOLVIDOS NA EDUCAÇÃO, SENDO QUE AS LIDERANÇAS POLITÍCAS E SOCIOCULTURAIS DEVEM SER AS PRIMEIRAS INTERESSADAS NESTE PROCESSO DE VALORIZAÇÃO E RESPEITO.

O EDUCADOR É AQUELE RESPONSAVEL POR ORIENTAR E AJUDAR NA ILUMINAÇÃO INTELECTO-AFETIVO, ARTÍSTICO-CULTURAL, SÓCIO-ECONÔMICO,  ÉTICO-MORAL E PSÍCO-ESPIRITUAL DOS EDUCANDOS.  SABEMOS QUE  POLÍTICOS NÃO TEM INTERESSE, NEM QUE  EDUCANDOS  ESTEJAM E SEJAM ILUMINADOS E ARTICULADOS, IMAGINE NÓS,  EDUCADORES...!

O PROBLEMA  DO DESRESPEITADO É MUITO GRAVE, PERPASSA CAMINHOS TORTUOSOS, DESDE A DESVALORIZAÇÃO PROFISSIONAL ATÉ AS AGRESSÕES  GRATUITAS NO CONTEXTO ESCOLAR. 

EXISTE UMA QUANTIDADE MUITO GRANDE DE  PROFESSORES  COM DOENÇAS FUNCIONAIS, INCLUSIVE PSIQUÍCAS, FRUTO DE MUITOS FATORES, PRINCIPALMENTE DO PERVERSO  DESCASO DO SISTEMA POLÍTICO-EDUCACIONAL  E DO EXCESSO DE RESPONSABILIDADE QUE PRECISAM DAR CONTA DIA-A-DIA,  PORQUE MUITOS PAIS ABANDONAM SEUS FILHOS NAS ESCOLAS.

TUDO ISTO É PREOCUPANTE E É SEMPRE BOM LEMBRAR QUE UM PROFISSIONAL DA ÁREA DE EDUCAÇÃO QUANDO FRACASSA NO CUMPRIMENTO DA SUA TAREFA, AS CONSEQUÊNCIAS PODEM  SER DESASTROSAS E DOLOROSAS PARA A VIDA DOS EDUCANDOS E TAMBÉM PARA A DO PRÓPRIO EDUCADOR, PELA FRUSTRAÇÃO DE NÃO PODER EXERCER O SEU TRABALHO COM SERIEDADE, DIGNIDADE E RESPEITO.

AGORA, COMO EDUCADOR, EU PENSO QUE  O AUTO-RESPEITO NESTE CONTEXTO COMO TODO, É O VALOR MAIS IMPORTANTE. SOMOS UMA MASSA CRÍTICA E NÃO SOMOS FRACOS, TODOS NÓS EDUCADORES DEVEMOS TER A OBRIGAÇÃO MAIOR DE SE AUTO-RESPEITAR  E DE AUTO-VALORIZAR-SE, AO INVÉS DE FICARMOS ANDANDO  EM CÍRCULO (VICIOSO),  SOMENTE LAMENTANDO E  RECLAMANDO PELOS CANTOS DAS ESCO LAS. TÁ MAIS DO QUE NA HORA DE LUTARMOS MAIS CORAJOSAMENTE POR UM TRABALHO MAIS HONESTO, DIGNO E JUSTO,  POR TUDO O QUE REPRESENTAMOS  E REALIZAMOS PARA A SOCIEDADE.

RESPEITO, CONSIDERAÇÃO E DIGNIDADE JÁ! RESPEITO  É BOM E TODO MUNDO GOSTA, ESPECIALMENTE NÓS EDUCADORES QUE NOS ESFORÇAMOS TANTO PARA REALIZAR E FAZER O MELHOR PARA TODOS OS NOSSOS EDUCANDOS.

SENDO A SUA RESPOSTA AFIRMATIVA, APOIE ESTA CAMPANHA E POSTE COMENTÁRIOS DIZENDO COMO ESTE APOIO PODE SER REALIZADO! 


20 maio 2011

SOS PROFESSORES


Tá precisando de auxílio para realizar um trabalho educativo de qualidade?




Acesse o link abaixo e tenha a oportunidade de desfrutar de informações importantes para auxiliar educadores  no gerenciamento da sala de aula:



Aproveite! As orientações são de qualidade e você pode fazer cursos também para atualizar-se, baixar livros e etc.

15 maio 2011

12 DE MAIO - DIA DA FAMÍLIA

Fonte: Família da Paz de Bina Rikari

Você sabe qual é a responsabilidade das famílias para  a harmonia do desenvolvimento evolutivo das nossas crianças?

No dia 12 de maio foi comemorado o Dia da Família, como todas as datas, este dia especial deve ser comemorado todos os dias, pois a família é o primeiro e também um dos mais importantes contextos sociais que existem no processo de existência da vida humana.

É no seio familiar que aprendemos a dar os primeiros passos nos caminhos da vida, é a nossa primeira escola, sendo que, de acordo as referências, valores e cuidados que nossas crianças e jovens recebem, este caminho poderá ser de paz, amor, saúde e felicidade e ou de desarmonia, desequilíbrio e tristeza.

Assim como a escola,  a família também é um lugar de aprendizagem e quanto mais valores positivos e éticos aprendermos neste contexto, mais facilmente compreenderemos o significado da vida.

Para que uma criança cresça como um adulto saudável, é preciso compreender que todo pai e toda mãe responsável, antes de colocar um filho no mundo, devem saber que os primeiros 6 anos na vida de um indivíduo são fundamentais para  a sua constituição. Segundo pesquisadores da área de psicologia, para que uma criança  se desenvolva saudavelmente, estas necessitam ser estimuladas a todos os tipos de experiências, naturais, criativas e educativas. 

É justamente nesta fase que se dá o desenvolvimento cerebral, que servirá de base para o desenvolvimento psico-afetivo e social; daí podemos dizer que a formação da personalidade, a individualidade, o caráter do indivíduo e a internalização de valores, quando bem orientados nesta fase é que definirão a evolução e o equilíbrio dos futuros adolescente e adultos.

Segundo Joanna de Ângelis/Divaldo Franco, em seu livro Vida Feliz, todas as crianças necessitam de oportunidades e de amor para lograrem o triunfo, claro que de uma vida feliz e com paz.

Quanto mais oportunidades nossas crianças (claro que com equilíbrio) estiverem expostas mais rico será o seu desenvolvimento evolutivo.  É importante lembrar que toda criança, ou seja todo indivíduo é uma "potência de paz", a espera de ser despertada e trabalhada, segundo Assagioli/Mesquita, a paz reside em nosso interior, no núcleo do nosso ser mais profundo, então, se queremos desenvolver nas escola da vida indíviduos mais proativos, criativos e pacíficos,devemos investir numa educação relacionada com as propostas de desenvolvimento da construção da Cultura da Paz e Não-Violência Ativa.  

Ser pai e ser mãe é uma grande reponsabilidade e constituir uma família mais ainda,  nossos filhos ainda segundo Ângelis /Franco são empréstimos de Deus, que nos foi concedido para educarmos e que um dia teremos que prestar contas...especialmente com as nossas consciências.

Portanto, cada ente familiar deve ser um grande exemplo de boa conduta e de paz para nossas crianças. Todos devemos nos esforçar para transformar o lar em um espaço rico de experiências criativas, positivas, agradáveis e pacíficas.

Desejo que todas as famílias aprendam a arte de viver a vida com paz e que ajudem todas as nossas crianças a desenvolverem as suas potencialidades amorosas e pacíficas para que possam também contribuir para a construção de um mundo melhor.  

Participe do teste "Você participa da educação do seu filho?", elaborado pelo site Educar para Crescer da Abril e descubra como contribuir para a educação dos mesmos, clique no link abaixo:

http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/testes/voce-participa-da-vida-escolar-do-seu-filho.shtml

08 maio 2011

Mães de Paz!!!!

Feliz dia das Mães!



Ser mãe é um dom divino, assumir a maternidade é colaborar com o poder da criação, portanto uma responsabilidade muito grande que toda mulher e todo casal deve compreender, pois todo ser que é gestado num clima de paz e de muito amor, com certeza nascerá fadado a ser um ser humano de bem.

E para que este ser torne-se realmente digno de ser denominado de ser humano, ele deve ser educado nestes  mesmos príncipios de harmonia e integridade para que cresça e evolua conscientemente de si mesmo e da sociedade em que vive, experimentando a vida com realização, responsabilidade e autenticidade.

Joanna de Ângelis (Por Divaldo Franco) em Filhos de Deus, sugere que: " A tua vida escreve páginas que irão influenciar outras vidas, nelas permanecendo como exemplos, estímulos ou derrotas". Este belo conselho de Joanna, funciona não ómente para as queridas mães, mas para os pais, a família como um todo e também para nós educadores.

Portanto, mães e todas as mulheres pretendentes a mãe, nunca esqueça que cada uma de vocês são Potências de Paz e de Amor e que seu futuro rebento também o é, sendo assim, é um dever impostergável  de todas vocês, educá-los dentro do processo da Cultura da Paz e Não-Violência Ativa, mediante mundo turbulento em que nos encontramos.

Peço licença aos leitores, pois gostaria de aproveitar a excelente oportunidade  para parabenizar especialmente a minha mainha, fonte de sabedoria e valores inerentes à prática do bem e do belo. Nos desafios cotidianos e na contramão da nossa história, aprendi com  ela  a  buscar e a construir  os alicerces para a paz em minha vida. Sei que estou ainda em processo de construção...Mas, onde ela estiver agora (no mundo espiritual),  dedico toda a gratidão  e amor do mundo, eu bem sei que ela estará feliz porque estou neste caminho.


Que o amor, a paz, a consideração, o respeito e o carinho de todos os dias, sejam o maior presente de todas as mães e mulheres do mundo!


05 maio 2011

DIA NACIONAL DA EDUCAÇÃO

Você considera a educação importante para o seu desenvolvimento pessoal e para o desenvolvimento de um país? Como a educação mudou a sua vida? 

Dia 28 de abril foi o "Dia Nacional da Educação", infelizmente só agora posto alguma informação sobre um dia e um assunto tão importante. Esta é uma data muito necessária para refletirmos sobre educação, embora todos os dias sejam dias valiosos para esta reflexão.

Todos nós sabemos que a Educação é um direito de todos e o caminho mais seguro para o desenvolvimento de um país e de cada um de seus cidadãos. Então uma reflexão aprofundada, crítica e contextualizada sobre os caminhos percorridos, os acertos e os erros devem ser viabilizadas por todos que realizam trabalho com e pela educação do Brasil.

Nunca é demais lembrar que a educação brasileira de acordo a Lei 9.304 de 20 de dezembro de 1996, denominada de Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, no seu artigo que se refere a educação nacional, determina que: " A educação é um dever da família e do Estado, insirada nos príncipiosde liberdadee nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e a sua plenificação para o trabalho.".

A educação brasileira melhorou muito no aspecto quantitativo, pois grande maioria da população já se encontra nas escolas, especialmente as crianças. Mas temos muito que melhorar e avançar no mais importante, que é o aspecto qualitativo, pois muitos brasileiros saem das escolas quase que semi-alfabetizados ou até mesmo como está sendo corriqueiro denominar "analfabetos funcionais", mostrando que muitos alunos passam pela escola sem, de fato, aprender (talvez, saibam ler e escrever , mas não sabem interpretar, ou seja, refletir, dimensionar e contextualizar sobre o que aprendeu).

Infelizmente esta é uma realidade facilmente constatada, sendo a educação um dever de todos segundo a  nossa LDB, penso que cada um de nós educadores, pais, políticos, empresários, enfim, cada educando e cidadão brasileiro pode contribuir com a melhoria da sua própria educação e da educação nacional como um todo. Ser mais responsável com o seu processo educativo, buscar e contar com o apoio de familiares, parentes e amigos, cobrar das autoridades políticas por uma educação de qualidade é um dever de cada um de nós.

Já que queremos educandos mais autonômos e responsáveis sobre si e sobre a sua atuação no mundo, a Educação para a Cultura da Paz e Não-Violência Ativa é uma excelente possibilidade que deve ser pesquisada e utilizada por todos nós educadores que desejamos uma educação de qualidade. A paz como caminho educativo e cultural, trabalhada como tema transversal, cotidianamente vem demonstrando para àqueles que a utilizam em seu processo de ensino-aprendizagem, um grande avanço na qualidade da aprendizagem dos educandos, nos bons resultados do trabalho dos educadores e na harmonia das relações e da convivência humana.

Bom, a questão agora é trabalhar para a paz e fazê-la acontecer, para que não fique apenas no plano do vislumbre, todos nós precisamos colocar  mãos à obra,  a educação precisa ser definitivamente um instrumento significativo e qualitativo no cotidiano escolar, servindo justamente como possibilidade de mudança e transformação  na vida das pessoas.

Segue abaixo dois links, um do site interessante da Editora Abril-Educar para Crescer, com informações bastantes relevantes sobre a educação brasileira e as possibilidades de orientação e  estudos para desenvolvimento da sua qualidade:


No mesmo site você pode ler depoimentos de artistas, intelectuais, políticos, dentre outros, falando como a educação mudou a sua vida. Aproveite o ensejo e publique nos comentários como ela também mudou a sua... Seria interessante trocarmos idéia sobre o assunto!


03 maio 2011

CAMINHADA PELA PAZ NAS ESCOLAS


 




Participe caso possa para quem estiver na região e de onde estiver com boas vibrações!!!!