04 abril 2011

MESTRE DA PAZ 6



"Ou aprendemos a viver como irmãos, ou vamos viver juntos como idiotas." (Martin Luther King)

Martin Luther King  Jr. nasceu em Atlanta, 15 de janeiro de 1929 e faleceu em Memphis, no dia 4 de abril de 1968. Foi um pastor protestante e ativista político norte-americano, tornando-se um grande exemplo de líder, um modelo para orientar muitos políticos de todo o mundo, inclusive dos líderes brasileiros. Poucos líderes conseguiram direcionar seu caráter, sua integridade, seus valores com tanta objetividade em prol da democracia no seu país.

Tornou-se um dos mais importantes líderes do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos e no mundo, com uma campanha de não violência, liberdade, paz e de amor ao próximo. Suas ideologias estavam fundamentadas no ideal cristão e na desobediência civil não-violenta preconizada pelo líder indiano Mahatma Gandhi.

Ele foi a pessoa mais jovem a receber o Prémio Nobel da Paz em 1964, pouco antes de seu assassinato, em reconhecimento a sua nação e à sua liderança na resistência não-violenta e pelo fim do preconceito racial nos Estados Unidos.

 Seu discurso mais famoso e lembrado foi "I Have a Dream", que traduzido para o português que dizer  "Eu Tenho Um Sonho".

Para saber mais sobre a vida deste incansável trabalhador para o desenvolvimento da cultura da paz, acesse o link, abaixo:


Você pode verificar (texto e vídeo) do famoso discurso de Martin Luther King, clicando no link abaixo:


Nenhum comentário: