Ocorreu um erro neste gadget

31 março 2011

PROJETO JUSTIÇA NA ESCOLA ORIENTA SOBRE BULLYING

Fonte: TJBA

Você sabe o que é BULLYLNG?

O Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA) lançou no dia 28 de março, uma cartilha que auxilia na identificação e no combate ao Bullying. O "Projeto Justiça na Escola" orienta pais e educadores em relação a este tema tão recorrente, atualmente nas escolas brasileiras e em várias partes do mundo.

BULLYING: é uma palavra de origem inglesa que ainda não tem tradução para o português, e  é utilizada para qualificar comportamentos agressivos e violentos (físico ou moral), que ocorrem de forma intencional e repetitiva, podendo ser praticado por meninos ou meninas exclusivamente no ambiente escolar (há casos em que há continuidade fora dela).

Segundo a  reportagem do jornal A Tarde, deste mesmo dia, a cartilha é uma ação do Conselho Nacional de Justiça, (CNJ), e traz orientações para pais e professores sobre as maneiras de evitar e combater o problema que assombra milhares de jovens e adolescentes, na maioria das vezes, dentro das escolas.De acordo com o Tribunal de Justiça da Bahia, os pais de jovens e adolescentes que são vítimas do bullying podem procurar a justiça para tratar do caso.

Estes casos de Bullying, envolve não somente a escola, como todos os familiares dos envolvidos (agressor e agredido). Segundo o TJBA, a família da vítima deverá procurar qualquer unidade da justiça e denunciar a prática do bullying. Após o julgamento, a família do agressor pode receber um alerta pedagógico ou até mesmo ser condenado a pagar multa em dinheiro e o tratamento psicológico da vítima.

No mês de outubro, a cartilha sobre o Bullying também deverá ser distribuída nas escolas da rede pública estadual, através dos juizes do Tribunal de Justiça que devem realizar palestras sobre o tema nos municípios baianos. As escolas interessadas no tema podem solicitar as palestras a partir de setembro.

O documento está disponível no site do TJBA por 30 dias.  Acessar o link abaixo, garanta já a sua cartilha e salvando no seu computador:

Um comentário:

Osvaldo disse...

Todas as pessoas têm para defender as pessoas contra este crime. Se alguém está sofrendo de bullying, eu recomendo ir a um psicólogo para aliviar a sua dor. Eu sei que há bons profissionais em bradesco saude que podem ajudar.