Ocorreu um erro neste gadget

27 abril 2010

AGENDA 21



A Agenda 21 é um documento que estabelece a importância de cada país a se comprometer e a refletir global e localmente, sobre a forma pela qual governos, sociedades, empresas, organizações não-governamentais, e todos os setores da sociedade poderiam cooperar no estudo de soluções para os problemas sócio-A Agenda 21 é um documento que estabelece a importância de cada país a se comprometer e a refletir global e localmente, sobre a forma pela qual governos, sociedades, empresas, organizações não-governamentais, e todos os setores da sociedade poderiam cooperar no estudo de soluções para os problemas sócio-ambientais.
Surgiu como um dos principais resultados da conferência Eco-92 ou Rio-92, ocorrida no Rio de Janeiro, Brasil, em 1992. Onde cada país desenvolve a sua Agenda 21 e no Brasil as discussões são coordenadas pela Comissão de Políticas de Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 21 Nacional (CPDS).
A Agenda 21 se constitui como um poderoso instrumento de reconversão da sociedade industrial rumo a um novo paradigma, que exige a reinterpretação do conceito de progresso, contemplando maior harmonia e equilíbrio holístico entre o todo e as partes, promovendo a qualidade, não apenas a quantidade do crescimento.
Com a Agenda 21 criou-se um instrumento aprovado pela OMF, internacionalmente, que tornou possível repensar o planejamento. Abriu-se o caminho capaz de ajudar a construir politicamente as bases de um plano de ação e de um planejamento participativo em âmbito global, nacional e local, de forma gradual e negociada, tendo como meta um novo paradigma econômico e civilizatório.
As ações prioritárias da Agenda 21 brasileira são os programas de inclusão social (com o acesso de toda a população à educação, saúde e distribuição de renda), a sustentabilidade urbana e rural, a preservação dos recursos naturais e minerais e a ética política para o planejamento rumo ao desenvolvimento sustentável. Mas o mais importante ponto dessas ações prioritárias, segundo este estudo, é o planejamento de sistemas de produção e consumo sustentáveis contra a cultura do desperdício.
Enfim, a Agenda 21 é um plano de ação que busca o desenvolvimento sustentável para ser adotado global, nacional e localmente, por organizações do sistema das Nações Unidas, governos e pela sociedade civil, em todas as áreas em que a ação humana impacta o meio ambiente.

Para maiores informações, acesse o link abaixo:

Procure saber na sua cidade, na sua comunidade, na sua escola sobre a existência da Agenda 21 Local, quaisquer dados encontrados você poderá postar um comentário aqui...Se não encontrou nada, mobilize-se para construir uma, frente aos locais citados, o nosso planeta Terra e as nossas vidas agradecem!

Nenhum comentário: